cartao-do-empresario-banner-padrao

Fecomércio discute combate a incêndios no centro de Aracaju

Representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual e municipal, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) se reuniram para discutir a execução da aplicação de um plano de segurança contra emergências nos centros comerciais de Aracaju.

A preocupação das entidades com os riscos de acidentes no Centro Comercial de Aracaju foi discutida pelos representantes, que comentaram e apontaram soluções para problemas de acesso e locomoção das equipes de atendimento a emergências, como bombeiros em caso de incêndio e outros acidentes. O incêndio na loja Poliana Tecidos, em um dos calçadões do Centro Comercial, no qual o caminhão do Corpo de Bombeiros sofreu problemas para chegar ao local do incidente, foi apresentado como exemplo das dificuldades de acesso.

O tentente coronel Erivaldo Mendes, representante da Defesa Civil do Estado destacou que é necessário ser feita a vistoria da questão estrutural e de instalações elétricas dos prédios do centro e de suas lojas. Mendes destacou que as estruturas elétricas com falhas são responsáveis por grande parte dos incêndios acontecidos no Centro Comercial e as reformas irregulares comprometem a estrutura dos prédios do comércio.

A Fecomércio apresentou propostas para a resolução do problema de acesso, por meio da remoção de elementos decorativos que são fixados nos calçadões do Centro de Aracaju, que impedem a circulação de caminhões de bombeiros, viaturas policiais e ambulâncias, em caso de tragédia. O superintendente da entidade, Alexandre Wendel, lembrou que existem necessidades de segurança a serem cumpridas para garantir o bem estar do comerciante, do comerciário e dos clientes.

“É importante que se faça periodicamente a verificação das instalações elétricas das lojas do Centro. São prédios de mais de 50 anos de construção e que não tem a sua planta elétrica atualizada. Uma grande quantidade de ligações no mesmo local de extração de energia pode provocar uma grande tragédia. A missão da Fecomércio é ajudar a evitar que esses problemas atinjam o maior núcleo de compras de nosso estado”, destacou Wendel.

Laércio Oliveira, presidente da federação lembrou que a junção de forças para buscar os melhores caminhos para solucionar o problema de segurança preventiva do Centro Comercial é o melhor meio para desenvolver um plano de ação eficaz para garantir a menor exposição a riscos para a população e o comércio.

IMG_8095_edited“Ficou definido que será feito um workshop sobre o assunto, com apresentação de ideias que possam prover as soluções dos problemas. A união dos setores ligados ao comércio com a iniciativa pública é o meio de chegar a um plano de segurança que contemple todo o comércio do centro de Aracaju, para trazer ao consumidor e ao comerciante, uma condição de segurança adequada é confiável para o cidadão”, destacou.

Uma cartilha com normas de prevenção de acidentes, mediante sugestão dão CDL será editada para ser distribuída entre os comerciantes e empresários do centro da capital. A Fecomércio sugeriu a formação de uma brigada de incêndio por parte do próprio comércio local, para que possa fazer a fiscalização dos elementos que possam oferecer riscos catastróficos e aplicar medidas protetivas e preventivas.