Educação profissional na “Capital do Sertão” sergipano

Nossa Senhora da Glória ganhará unidade do Senac

Senac_Gloria

O Serviço Nacional de Formação Profissional (Senac) recebeu no dia 26 de dezembro, das mãos da prefeita de Nossa Senhora da Glória (SE), Luana Michele Oliveira da Silva Cacho, a doação oficial, através da Lei Municipal nº 857, de uma área com 1.100 m², próxima a rodovia Engenheiro Jorge de Oliveira Neto, na zona de expansão da cidade, para construção do seu  Centro de Formação Profissional (CFP),  no município. A entrega da escritura foi feita ao presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Abel Gomes da Rocha Filho, durante solenidade realizada no auditório do Avelan Plaza Hotel, que contou com a presença de secretários municipais, diretores e conselheiros da instituição.
O CFP do Senac, a ser construído, terá dois pavimentos, auditório para cerca de 400 pessoas, um foyer com lanchonete, seis salas de aula, área administrativa, estacionamento para 21 veículos e uma cozinha didática completa com dois vestiários. Segundo o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado Dias Filho, essa unidade expandirá  o trabalho que a entidade já desenvolve no município, inclusive reforçando uma cobrança do Poder Público e dos comerciantes locais, no sentido de aumentar  a oferta de cursos profissionalizantes demandados para a cidade, a fim de suprir a demanda de mão-de-obra para o setor terciário. “A nossa missão é educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo”, disse.
Falando na ocasião, Luana Michele, disse que a unidade do Senac  na cidade representa um presente de Natal para a população gloriense. “Essa unidade de ensino vai oferecer dezenas de cursos profissionalizantes, dando condições aos nossos munícipes, de melhorar o seu desenvolvimento no trabalho. Tenho certeza de que todo o nosso comércio vai se utilizar desses cursos, para melhor preparar os seus funcionários. A gente fica feliz em poder entregar a escritura do terreno e espero que esse sonho chegue logo.  Além de ser muito antigo, esse é o desejo de  toda a população”, afirmou.
O prefeito eleito de Nossa Senhora da Glória, Francisco Carlos Nogueira Nascimento, o Chico do Correio, também fez uso da palavra, dizendo que enquanto vereador por dois mandatos, torceu muito para que tudo desse certo, a fim de proporcionar a todas as pessoas que por conta do destino ou da política da época, não tiveram a oportunidade de se qualificar profissionalmente. “Precisamos evitar a interferência do Poder Público, que já não suporta mais a geração de vaga de emprego. Quando pronta, essa unidade vai ajudar o comerciante e o comerciário, fazendo com que Glória cresça ainda mais com a força do seu povo”, ressaltou.
Encerrando a solenidade, Abel Gomes revelou que a implantação da unidade do Senac em Nossa Senhora da Glória, já constava do cronograma do conselho da instituição. A ideia nasceu, quando da instalação do Certisign no município. “Conversei com a prefeita na ocasião e ela ficou de doar um terreno para que o desejo pudesse se realizar e isso está acontecendo hoje. Vamos encaminhar a escritura para o Departamento Jurídico do Senac Nacional, no Rio, a fim de que a aprovação possa ser feita. Em janeiro próximo, farei uma visita ao presidente da CNC, Antônio Oliveira Santos, objetivando pedir a sua ajuda na liberação dos recursos financeiros necessários para construção imediata dessa unidade. Nos seus 65 anos de existência, o Senac Nacional já preparou para o mercado de trabalho, mais de 40 milhões de profissionais.  Em Sergipe, mais de um milhão de pessoas já foram qualificadas pelo Senac”, concluiu.

image_pdfimage_print