Secretário Especial do Governo Federal conversa com empresários sergipanos

Na retomada dos eventos corporativos, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe realizou a primeira edição do Ciclo de Diálogos Empresariais deste ano, com a presença do Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, no hotel Sesc Atalaia, em Aracaju.

Empresários participam dos Diálogos Empresariais, no Hotel Sesc Atalaia
Imagem: Hugo Barbosa

A conversa com cerca de 200 empresários dos mais variados segmentos da economia sergipana foi sobre as ações do Governo Federal para combater as dificuldades econômicas empresariais e manutenção dos empregos dos trabalhadores durante a pandemia, além de passar por ações do governo para estimular o ambiente de negócios e desburocratizar os processos para manutenção da existência das empresas e facilitação da fluidez do mercado. Costa também destacou as potencialidades de Sergipe no mercado nacional e internacional, além da capacidade de exploração das matrizes energéticas do estado.

Em um momento à parte, Carlos da Costa falou sobre como o Brasil necessita se colocar no cenário mundial da produção de fertilizantes, revertendo o quadro de importador, para ser alimentador do agronegócio com os fertilizantes nitrogenados, destacando a retomada da produção da Fafen em Sergipe, como um ponto importante do contexto nacional.

Carlos da Costa explica ações tomadas pelo Governo Federal para conter problemas da pandemia na economia
Imagem: Hugo Barbosa

“Sergipe pode produzir fertilizantes para abastecer o mercado brasileiro e esse avanço é fundamental para o crescimento da economia no país. Trabalhei com o apoio do presidente da Fecomércio, deputado Laércio Oliveira, para que a Unigel assumisse a Fafen e voltasse a produzir fertilizantes em Sergipe, para abastecer o consumo interno. O cenário econômico sergipano tem melhorado e a atuação do Ministério da Economia é importante para que isso aconteça, isso combateu o desemprego dos trabalhadores e reverteu o quadro de sucateamento da Fafen em Sergipe. Sergipe tem um grande potencial energético para ser explorado, tanto nas modalidades do solar, quanto na eólica e no gás natural, que dá ampla vantagem para o estado na geração de energia verde”, disse o secretário especial.

Carlos da Costa também destacou que Sergipe precisa ter uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), para ter mais competitividade no mercado nacional. Ao fazer a afirmação, se colocou à disposição do presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, para trabalhar a implantação da ZPE em Sergipe. Costa também afirmou que ações importantes tomadas pelo Governo Federal, como a instituição do Pronampe, o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego (BEm), e a Lei da Liberdade Econômica foram fundamentais para evitar danos maiores às empresas e aos trabalhadores durante a pandemia, ajudando a salvar negócios e preservar empregos.

Laércio Oliveira, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac
Imagem: Hugo Barbosa

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, valorizou a presença de Carlos da Costa em Sergipe, lembrando que ele foi um agente importante para que as medidas necessárias tomadas pelo governo federal para salvar a economia dos estragos da pandemia fossem eficientes.

“O trabalho de Carlos da Costa para evitar os danos colaterais da pandemia foi fundamental para garantir a sobrevivência das empresas. Hoje ele nos traz sua sabedoria empresarial e corporativa para explicar as minúcias dessas ações para as empresas e para o país. Estou trabalhando agora um projeto para promover a geração de energia através dos fertilizantes, para que possamos aumentar nossa produção e o apoio do Governo Federal será importantíssimo para que isso dê certo. A vinda dele para Sergipe foi muito esclarecedora para que aumentássemos nosso entendimento acerca do que o governo está fazendo para melhorar a situação econômica do Brasil e estimular o empreendedorismo, pois esse é o melhor mecanismo para enfrentarmos e vencermos a crise”, afirmou Laércio Oliveira.