Luíza Trajano palestra para mais de 200 empresários em Aracaju

A presidente do conselho do Grupo Magazine Luíza, Luíza Trajano, a convite da Fecomércio, palestrou na tarde de quinta-feira (09), para mais de 200 empresários na tarde anterior ao lançamento do núcleo sergipano do Grupo Mulheres do Brasil, organização liderada pela empresária, no Hotel Sesc Atalaia, em Aracaju. Em sua palestra, Luíza Trajano destacou pontos importantes do empreendedorismo e como conseguiu levar seu negócio pelos caminhos do sucesso ao longo de mais de 60 anos de atividade comercial.

A empresária conversou com os empresários, enfatizando ações que fazem os empreendimentos crescerem mesmo durante os tempos de crise, citando o próprio exemplo como case de sucesso, lembrando que a crise é um momento no qual se pode conquistar espaços importantes de posicionamento mercadológico. Ela comentou sobre as crises vividas em vários anos entre 1982 e 2005, em sua apresentação para os empresários.

“Passamos por várias crises, o que fez com que me tornasse CEO de crises, vivi tudo o que se pode pensar de problemas com crise. Entretanto, nunca vivemos uma crise tão longa como essa que atingiu a economia, política e ética, deixando 13 milhões de desempregados. Mas temos que pensar no Brasil, em reconstruir nossa economia e voltar a crescer com os negócios e a geração de emprego. A crise é uma questão de oportunidade”, disse Luíza Trajano, lembrando que fatores como a ausência de emprego provocam a queda da renda populacional, levando à dificuldade para aquisição de crédito e consequentemente à recessão da economia.

Luíza Trajano destacou fatores necessários para o desenvolvimento econômico, como a disposição de crédito e conquista de renda. A empresária valorizou o estímulo de parcerias entre agentes produtivos como mecanismos que fortalecem a economia criativa. Ela lembrou que o desenvolvimento de capacidades pessoais, como inteligência emocional e inteligência empreendedora são fundamentais para o êxito nos negócios, focando no atendimento ao público. Trajano ressaltou que as empresas devem investir em inovação e atendimento para obterem destaque.

“Quanta coisa se pode fazer diferente para melhorar a vida do cliente, o negócio sempre tem uma coisa para evoluir. E são duas coisas que diferenciam uma empresa de outra: inovação e atendimento. Além disso é necessário que desenvolva a atualização pessoal do empreendedor, capacitação de colaboradores, explorando os seus potenciais e descobrir talentos na sua equipe”, afirmou Luíza Trajano, lembrando que o uso correto da comunicação por meio de merchandising, marketing e visibilidade na mídia é outro fator determinante do sucesso dos negócios.

Sobre a atuação do Sistema Fecomércio, Luíza Trajano destacou como um mecanismo transformador de vidas e da sociedade e valorizou a capacitação profissional promovida pelo Senac. “Vejo coisas muito boas na Fecomércio, são realizações que mudam a vida das pessoas para melhor, transformando nossa sociedade. Como os cursos do Senac, que podem ajudar as pessoas a empreender com mais segurança, devido à sua capacitação, pois é necessário ter atualização e conhecimento do mercado e como desenvolver seu negócio”.

Luíza falou sobre as ações do Grupo Mulheres do Brasil, e sobre sua implantação em Sergipe. O grupo possui 27 núcleos de trabalho em todos os estados brasileiros e tem 18 frentes de atuação para promover um país com a sociedade mais justa, igualitária e competitiva para as pessoas e empresas. “Trabalhamos em 18 frentes que podem projetar a economia e nossa nação, defendendo a igualdade racial e o posicionamento das mulheres na vida pública e nos negócios. O Grupo Mulheres do Brasil não é de esquerda, nem de direita, é do Brasil. Temos que trabalhar as políticas públicas em formato de atacado e varejo, para fazer funcionar as pequenas e grandes ações. Ações que podem transformar a realidade brasileira. Precisamos dar valor ao nosso país”, enfatizou.

Ao final de sua palestra, Luíza Trajano foi presenteada pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, com um exemplar do livro comemorativo dos 70 anos da Federação do Comércio, “Comércio em Sergipe, História e Histórias”, que conta a história contemporânea da atividade comercial em Sergipe.