Fecomércio realiza exposição de unidades móveis para a sociedade

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe está promovendo uma exposição de parte da estrutura móvel de atendimento em Sergipe. Aracaju recebeu na manhã da segunda-feira (13), cinco unidades que estão expostas na praça General Valadão, no Centro de Aracaju, para visitação pública. As carretas que ofertam serviços gratuitos de educação, saúde e capacitação técnico-profissionalizante prestam serviços nas cidades do interior sergipano.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, entregou duas novas unidades para a população. Foram apresentadas uma nova unidade do OdontoSesc, uma carreta composta por consultórios odontológicos com toda a estrutura de de atendimento itinerante, voltada para a população de baixa renda de Sergipe, com realização de tratamentos clínicos, cirúrgicos e preventivos da saúde bucal.

Também foi entregue uma nova unidade móvel do Sesc Saúde Mulher, que conta com um consultório móvel, além de estrutura para realização de exames complexos, como mamografia, para prevenção do câncer de mama, e exames citopatológicos. Bem a realização de exames preventivos contra o câncer de colo do útero. Os exames realizados pela unidade Sesc Saúde Mulher são enviados do local onde a unidade esteja para o Hospital do Câncer de Barretos, em uma parceria que promove o acesso a análises detalhadas e de alta precisão dos exames.

O presidente Laércio Oliveira, destacou que as ações do Sistema Fecomércio não se resumem apenas às suas unidades físicas fixas, também se estendem para toda a população, por meio das unidades móveis, que vão até os locais mais longínquos para atender a população mais carente de Sergipe.

“Não estamos restritos apenas às nossas unidades físicas. Naquilo que não conseguimos alcançar através de um prédio físico, chegamos à população por meio das unidades móveis. Colocamos nossas unidades móveis na estrada para poder atender a população de todo Sergipe. Esse é o nosso papel. Trazemos o alívio para as pessoas, levando até elas a solução de problemas que podemos ajudar a melhorar. As unidades vão viajar o estado todo, pois é um compromisso do sistema Fecomércio/Sesc/Senac. As unidades permanecem por 60 dias em cada município, para poder atender melhor os moradores do interior do estado”, disse Laércio.

O governador de Sergipe, Jackson Barreto, destacou a importância do Sistema Fecomércio para Sergipe, por meio de suas ações que atenderam mais de 85 mil sergipanos, no ano de 2015. O governador disse que os serviços prestados pelo Sistema Fecomércio são de grande valor para o povo sergipano.

“Estou aqui em nome do Estado prestigiando o trabalho da Federação do Comércio porque eu vejo no sistema uma ferramenta importante de trabalho para ajudar o Estado e a população. Eu vejo nisso um gesto de amor, de compreensão da Fecomércio, através de Laércio, para entender que as soluções dos problemas da população não dependem apenas do poder público, mas também do setor privado. Com esse trabalho, é evidente que há um ganho muito grande para a população e o Governo do Estado só vem reconhecer e agradecer. No momento em que o Sesc e o Senac completam 70 anos de serviço, vejo esses carros que atuam na área cultural, como a biblioteca, importante para levar cultura, despertar para a leitura e uma unidade móvel que vai prevenir o câncer uterino e da mama, na saúde odontológica e formação profissional. Isso é importante para o povo sergipano”, destacou o governador Jackson Barreto.

Estão expostas para visitação além da OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher, as unidades BiblioSesc, que contém mais de três mil títulos para leitura dos mais variados gêneros literários, com objetivo de promover acesso à informação e formação cultural das crianças, jovens e adultos, e Sesc Brincando Com Arte, unidade móvel composta por material educativo de desenvolvimento lúdico e atividades recreativas. O Senac está expondo a unidade educacional carreta-escola de Turismo e Hotelaria, na qual são ofertados cursos de ensino técnico pedagógico, com finalidade de preparação profissionalizante para o mercado de trabalho.

A exposição das unidades móveis do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac permanecerá até a sexta-feira (17), quando as unidades seguirão de volta para os municípios do interior sergipano.

Fotos galeria : Marcio Rocha / Foto Slide: Marcelle Cristinne/ASN