Aracaju, 28 de maio de 2024 – Na esteira da visita do Ministro do Turismo, Celso Sabino, à Confederação Nacional do Comércio (CNC) em Brasília, na última terça-feira (27), o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, Marcos Andrade, aproveitou a oportunidade para entregar ao ministro uma cópia dos projetos de incentivo ao turismo desenvolvidos pela entidade no estado.
Entre os projetos apresentados, destacam-se o São João na Praça, São João da Família, Semana da Sergipanidade, Bem-Vindos ao País do Forró e Natal Iluminado. Segundo Andrade, esses eventos têm demonstrado um retorno significativo na elevação da ocupação hoteleira, no aumento das vendas do comércio, no fortalecimento das atividades turísticas em Sergipe e na geração de empregos nas atividades da cadeia produtiva do turismo. O turismo é um dos setores mais importantes da economia de Sergipe. De acordo com dados levantados pela Fecomércio, o setor gera mais de 80 mil empregos diretos e indiretos no estado e contribuiu com 3,2% do PIB do estado em 2023.
Durante o encontro com o ministro, Andrade solicitou o apoio do Ministério do Turismo para a realização dos eventos, ressaltando a importância do turismo para a economia sergipana. “O turismo é um dos setores que mais gera emprego e renda no nosso estado. Por isso, é fundamental que contemos com o apoio do governo federal para fortalecer ainda mais esse setor. Os eventos de incentivo ao turismo promovidos pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac têm um papel fundamental para o desenvolvimento do setor no estado. Ao atrair mais visitantes para Sergipe, esses eventos contribuem para a geração de emprego e renda, para o aumento das vendas no comércio e para o fortalecimento da economia local”, afirmou o presidente, Marcos Andrade.
O ministro Celso Sabino se mostrou receptivo às propostas apresentadas por Marcos Andrade e se comprometeu a analisar os projetos com atenção. “O Ministério do Turismo está sempre disposto a apoiar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Vamos analisar os projetos com atenção e ver de que forma podemos colaborar”, disse o ministro.
Os projetos de incentivo ao turismo apresentados pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe visam promover o estado como destino turístico em todo o país. Entre os eventos que já se tornaram tradição no estado, estão o São João na Praça, uma festa junina realizada no centro de Aracaju, com concurso de quadrilhas juninas, shows de artistas locais e muita animação; São João da Família, evento que reúne famílias para celebrar o São João com decoração especial na praça Fausto Cardoso, shows musicais de forró em um ambiente cenográfico interativo com os visitantes; a Semana da Sergipanidade, uma semana dedicada à cultura sergipana, com apresentações de música, dança, teatro e culinária além de exposições de mais de 20 municípios na cidade cenográfica no Centro de Aracaju.
Além desses ainda foram apresentados os projetos Bem-Vindos ao País do Forró: Um evento que recepciona os turistas que chegam a Sergipe durante o período junino, visitando aeroporto, hotéis, pontos turísticos de todo o estado, com uma van decorada, um trio pé-de-serra e um casal de dançarinos animando as pessoas; e o Natal Iluminado: Uma decoração natalina que dá brilho, luz e alegria para mais de 900 mil pessoas em Aracaju, atraindo visitantes de todo o país, e atingiu 2.1 milhões de pessoas com a extensão em 15 cidades, sendo o maior evento natalino do mundo.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
- Presidente do Sistema Fecomércio-SE destaca o potencial turístico de Sergipe na Festuris 2024
- Vai Turismo discute realizações e apresenta novos desafios
- Fecomércio realiza reunião sobre a segurança da apresentação da Esquadrilha da Fumaça
- Fim do PERSE prejudica empresas de serviços, colocando turismo em risco
- Semana da Sergipanidade recebe prêmio TAC 2023
- Sergipe supera expectativas e cria mais de 13 mil novos empregos
- Natal Iluminado de Sergipe encanta público e movimenta economia