Presidência

José Marcos de Andrade nasceu em 06 de maio de 1964, em Tobias Barreto, cidade a 123 quilômetros de Aracaju, no centro-sul sergipano. Filho de José Cupertino de Andrade e Maria de Lourdes da Conceição Andrade, é casado com Josiane Santana Andrade, pai de quatro filhos; Airton, Loren, Marcos Júnior e Marcos Felipe.

Sua vida escolar se deu no município de Tobias Barreto, migrando para Aracaju no final da adolescência, quando começou a trabalhar no serviço público, em funções administrativas. Daí surge o interesse em desenvolver sua vida acadêmica superior na área de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, suas duas graduações. Além disso, é pós-graduado em Perícia Contábil, Auditoria, Rádio e TV e possui formação internacional em Empreendedorismo pela Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão, Itália.

Aos nove anos, Marcos Andrade iniciou sua vida laboral, trabalhando nos negócios do pai, empresário do comércio em sua cidade natal. Desde então, surgiu a veia diligente pela atividade empresarial. Seguiu assim, constituindo negócios nas atividades de comércio varejista de confecções. Tendo depois enveredado pelos caminhos da contabilidade administrativa, comércio de combustíveis, prestação de serviços e agronegócio.

A atividade sindical chegou por um acaso no caminho de Marcos Andrade, pois conhecedor dos trabalhos de Sesc e Senac, foi até o então presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Januário Gomes Conceição, para pedir-lhe que instalasse uma unidade do Senac em Tobias Barreto, para promover qualificação aos trabalhadores do comércio da sétima maior cidade de Sergipe. A condição para isso, imposta pelo então presidente, fora que Andrade constituísse um sindicato empresarial na cidade. Haja vista, suas relações interpessoais e a pujança da economia da cidade. Surgiu então o Sindicato do Comércio Varejista de Tobias Barreto, o SindcomTB, único sindicato empresarial do interior sergipano.

Marcos Andrade presidiu o SindcomTB por oito anos, em duas administrações. Nesse meio-tempo, foi alçado à condição de diretor da Fecomércio e conselheiro do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Sua trajetória reflete os resultados esperados pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac em suas ações, pois Andrade foi aluno, professor, diretor e hoje preside o Sistema Comércio de Sergipe, representando mais de 200 mil trabalhadores e 100 mil empresas do setor terciário. Marcos também foi presidente da Junta Comercial de Sergipe por dois anos.

Em maio de 2022, foi eleito presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, com a unanimidade dos votos válidos, para o exercício do mandato entre 2022 e 2026. Sucede a Laércio Oliveira, que ficou por oito anos no cargo. Em seu planejamento inicial concluirá cinco obras em andamento deixadas por Laércio, que se somam a mais quinze entregues por ele em sua administração. Para o seguimento do mandato, Marcos Andrade pretende construir dez novas obras, focando sua administração na interiorização do sistema e direcionando as ações de Sesc e Senac para regiões que demandam unidades físicas. Projeta a expansão dos aparelhos de hotelaria e gastronomia, lazer, educação, com a construção de novas unidades pedagógicas e uma escola modelo no Brasil, para atender os filhos dos comerciários da região centro-sul de Sergipe, em Tobias Barreto.

 

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe

Sede do Senac - Av. Ivo do Prado, 564 Edf. Walker Martins Carvalho, 2º Andar - São José, Aracaju - SE, 49015-070

Fecomércio | Sesc | Senac
CNPJ: 13.040.811/0001-68
Política de Privacidade
Copyright © 2021. Todos os Direitos Reservados