Fecomércio lança biografia do ex-presidente José Raimundo dos Santos

Na quinta-feira (26), a Galeria de Arte do Sesc foi o cenário do lançamento da biografia do empresário José Raimundo dos Santos, o popular Raimundo da Galeno, que tem sua história de vida e trabalho contada pela jornalista Mônica Pinto. “Raimundo da Galeno, uma História de Superação”, é um livro que traz a cronologia dos 87 anos de vida do empresário que tem sua marca impressa na história do comércio sergipano. O lançamento da publicação foi acompanhado por amigos, admiradores, familiares, conselheiros e diretores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

A obra conta em forma narrativa episódios vividos pelo empresário José Raimundo dos Santos em sua infância, adolescência, vida laboral e empresarial, traz aspectos de sua infância e adolescência, quando começou a trabalhar em um cartório como office-boy, além de sua passagem como presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe e Câmara de Dirigentes Lojistas, além de sua atuação como dirigente de entidades representativas de classe empresariais, ao longo de sua vida. Nas páginas, histórias de como era o comércio sergipano ao longo do século passado, sua evolução acompanhada e vivida por Raimundo da Galeno são contadas.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, Laércio Oliveira, destacou a importância de Raimundo da Galeno para o sistema, vida sindical e empresarial do estado em toda sua trajetória profissional. “Raimundo da Galeno é o nosso decano empresarial. Poucas pessoas têm em sua história, marcas tão importantes que são lembradas e que agora se eternizam nas páginas do livro que publicamos em sua homenagem. Sua atuação no Sistema Fecomércio é muito importante, dando passos importantes para os resultados que apresentamos hoje. Além de tudo é um grande amigo, meu conselheiro, um homem em que todos devemos nos espelhar. Pela sua vida marcada pela honradez, trabalho, respeito às pessoas e à Federação do Comércio. Lançar esse livro é um grande orgulho para nós todos que temos em Raimundo o reflexo de uma grande liderança. Não há nome melhor para estar na capa do livro do que o deste homem, que tanto representa a economia do nosso estado.”, disse Laércio.

Raimundo da Galeno agradeceu a presença de todos os convidados para o lançamento de sua biografia, destacando que a Federação do Comércio é um capítulo importante em sua vida. “Quero agradecer de coração a presença de todos. Esse livro foi uma forma de lavar a minha alma, e lançá-lo nessa casa não há nada mais gratificante, já que esta casa representa o comerciante. É um momento de muita alegria, estão aqui meus familiares. A minha vida é um livro aberto em Aracaju, especialmente agora, me sinto muito feliz com a presença de todos, pois para mim é um momento único”, disse Raimundo da Galeno, que após se pronunciar, autografou centenas de exemplares para os convidados para o lançamento de sua biografia.

A obra é o segundo livro da jornalista Monica Pinto, que também assina o livro “Comércio em Sergipe: história e histórias”, para o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. “Eu acredito que funciona como uma espécie de dança entre biografado e biógrafa, algo que demanda um entendimento mútuo. Para mim, foi uma experiência incrível e muito feliz em poder contar a história desse grande expoente da vida empresarial de nosso estado”, afirmou a jornalista.