Fecomércio comemora reforma do Aeroporto de Aracaju

Os representantes da empresa concessionária do Aeroporto de Aracaju, Aena Brasil, convidaram a Federação do Comércio, Senac e outros agentes do trade turístico sergipano, além de representantes da esfera pública, para apresentar o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto de Aracaju, que será realizado pela Aena, com foco de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela companhia aeroportuária no estado.

A apresentação aconteceu na terça-feira (15), e foi conduzida pelo diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, que contou com o apoio de diretores da empresa para a mostra do projeto de desenvolvimento do aeroporto da capital sergipana.

Imagem: Setur-SE

A nova configuração do Aeroporto de Aracaju contará com a reforma completa da estrutura de recepção de passageiros, instalação de duas pontes de embarque, implantação de ar-condicionado no saguão, além de ampliação do pátio de estadia de aeronaves, modificação do sistema de informação de voos, aumento da área das salas de embarque, melhoria nas esteiras de despacho de bagagens, a volta da certificação de voos internacionais e o aumento da extensão da pista em 300 metros. O superintendente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Gonçalves, comentou sobre o projeto e mostrou ânimo com as mudanças que serão realizadas.

“O aeroporto de nossa cidade é uma unidade que movimenta mais de 1.1 milhão de passageiros em desembarque anualmente e merecia uma reforma e ampliação da capacidade de atendimento. Com isso, o aeroporto ficará mais moderno, atendendo padrões internacionais e a pista estendida dará capacidade para que Aracaju possa receber aviões de maior porte, o que abre as portas do turismo internacional para nosso estado. Todo o estado ganhará com as melhorias que serão implementadas no aeroporto”, disse Gonçalves.

Fatores importantes contemplados no projeto darão melhores condições para que o Aeroporto de Aracaju esteja enquadrado em capacidade de recepção de grandes aeronaves, como a pista sendo ampliada para 2.700 metros de extensão, o que permite o pouso e decolagem seguros de aeronaves com capacidade superior a 300 passageiros, a exemplo do Boeing 767 ou Airbus A330.

As obras serão iniciadas nos próximos dias e a previsão de conclusão é para maio do próximo ano. A obra, segundo Gonçalves, era esperada desde o momento em que a concessão do aeroporto fora feita, e com a reforma haverá fortalecimento do turismo em Sergipe.

Imagem: Setur-SE

“A Aena tem uma vasta experiência de administração de aeroportos pelo mundo, a exemplo de Barajas e Tenerife na Espanha, além de vários outros países. E também tem companhias aéreas em seu escopo, como a Iberia e Air Europa, que podem trazer turistas diretamente para Sergipe, vindos do velho continente. A reforma do Aeroporto de Aracaju é altamente benéfica para o estado e desde que a concessão da unidade foi realizada, que esperávamos esse tipo de investimento. Sergipe ganhará muito com essa realização”, comentou o superintendente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Representantes da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio também acompanharam a apresentação do projeto.