SEGS realiza apresentação e traça metas para 2015

Foi realizada nesta sexta-feira (10) na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) a apresentação do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (SEGS) e desenvolvido o alinhamento de metas para o ano de 2015.

A multiplicadora do sistema em Sergipe, Crys Moura, realizou uma conferência com os colaboradores da federação, desenvolvendo a apresentação das ações a serem seguidas pelos colaboradores da entidade para aprimoramento dos trabalhos realizados e serviços prestados pela Fecomércio no estado, para assistir aos sindicatos componentes.

O sistema, criado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) visa unificar e padronizar as ações das federações por meio de ferramentas de gestão, com a finalidade de promover a representatividade efetiva da Fecomércio como órgão representante dos sindicatos ligados ao setor de Comércio, Serviços e Turismo, ampliando a abrangência da oferta de estratégias desenvolvidas pela Fecomércio em Sergipe, atendendo os seus clientes e federados.

O foco principal é fortalecer o relacionamento entre empresários, classe política e sociedade, visando o crescimento do quadro de associados, atendimentos realizados e integração com o público. “O SEGS tem o propósito de ampliar as nossas ações. O presidente Laércio Oliveira quer fazer a Fecomércio dar um salto de crescimento não apenas em sua estruturação, bem como o alcance da excelência na qualidade dos serviços prestados, para que o associado se fortaleça”, afirmou.

O objetivo do Segs é permitir às entidades sindicais identificar o grau de desenvolvimento (maturidade) da sua gestão nos quesitos associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos. Além disso, o programa visa capacitar seus líderes em práticas gerenciais de reconhecida excelência, que possibilitem incrementar a atuação dos sindicatos e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Possibilita também o compartilhamento de práticas gerenciais de sucesso (benchmarking) e proporciona o crescimento individual dos líderes e executivos sindicais e, consequentemente, das entidades e das empresas representadas.

Com a integração promovida pelo SEGS, os sindicatos componentes da Fecomércio de Sergipe serão fortalecidos e isso resultará numa progressão do sistema Fecomércio/Sesc/Senac do estado, resultando em conquistas para os comerciantes e comerciários. Além disso, o processo de integração entre os colaboradores da Fecomércio, para otimizar o trabalho de assessoramento ao quadro associativo.

O ciclo de 2015 iniciará na próxima segunda-feira (13) com o alinhamento das diretrizes determinadas pela CNC a serem aplicadas nas federações de estados, segundo a multiplicadora.

Também foi feita a reativação do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), que terá à frente Edvar Feire Caetano. O IFPD irá trabalhar com a busca, coleta e apuração de dados e informações que sejam de utilidade para os sindicatos filiados à federação, clientes e sociedade, imprensa e sociedade em geral.

Dentro do SEGS também se encontram o processo de avaliação da responsabilidade socioambiental da Fecomércio e suas entidades ligadas pelo sistema, resultando no desenvolvimento social da entidade.