Fecomércio apoia realização da Semana do Pescado 2021

A Semana do Pescado é um evento nacional com foco em estimular o consumo de produtos de origem pesqueira, buscando aumentar as vendas dos produtores e pescadores, encadeando até o setor de bares e restaurantes, com o consumo de pratos derivados de peixes e mariscos. O evento, que acontece há 18 anos no Brasil, será realizado em Sergipe no período de 01 a 15 de setembro, com ações realizadas em parceria pela Fecomércio, Abrasel e Sebrae com apoio da Prefeitura de Aracaju.

Setor produtivo discute realização da Semana do Pescado
Imagem: James Santos

As ações da Semana do Pescado se dividirão em duas, uma para os bares e restaurantes de Aracaju, que sob orientação da Abrasel Sergipe, irão servir pratos especiais com produtos pescados para os consumidores no período, através de um cardápio combinado entre os estabelecimentos de alimentação, e uma feira de pescados nos moldes da que acontece no período da Semana Santa, nos mercados centrais de Aracaju, nos dias 09, 10 e 11 de setembro. O coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio e presidente da Abrasel Sergipe, Bruno Dórea, destacou a importância da realização da Semana do Pescado em Sergipe.

“A Semana do Pescado é um evento que tem o objetivo de promover o consumo de peixes, mariscos e produtos de origem da pesca pelas pessoas. Nossa gastronomia tem fortes influências de pratos feitos com pescados e eles além de serem saborosos são de valor nutritivo importante e saudáveis para as pessoas. Também fortalecem a cadeia produtiva local, fazendo com que se gere mais emprego e renda não somente nos restaurantes e bares, mas no setor de pesca e no comércio como um todo. É muito importante a participação dos bares e restaurantes por causa da diversidade de produtos e receitas fomentando o setor e valorizando a cultura da gastronomia local”, afirmou.

Bruno Dórea, coordenador da Câmara Empresarial de Turismo
Imagem: James Santos

Já o empresário Humberto Eng, da Câmara Empresarial de Pesca e Aquicultura, lembrou que Sergipe tem uma força importante no mercado nacional de pesca e a Semana do Pescado é um agente que fomenta a economia local, encadeando todo o setor produtivo.

“Pesca é emprego para todos, pois nossa atividade ajuda a movimentar toda a economia, desde os pescadores, produtores, distribuidores, comércio varejista, bares, restaurantes, famílias. O produto da pesca está na mesa das pessoas e essa cultura precisa ser mais fortalecida, pois significa mais geração de empregos para nosso povo. E a Semana do Pescado tem esse foco, mostrar às pessoas o quanto isso é importante”, disse Eng.

Em Sergipe, a Semana do Pescado será realizada em uma ação conjunta do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Sebrae, Abrasel, Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb, bares, restaurantes e comerciantes do varejo de pescados.

O evento nasceu devido a uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura. Após sua extinção o evento está sendo organizado pelo setor privado, que agora realiza em todos os estados do país.