Comércio eletrônico em lojas sergipanas apresenta crescimento de 130% em 2020

O ano de 2020 foi marcado por muitos desafios a serem enfrentados por toda a sociedade, com o surgimento da pandemia da COVID-19, que tomou conta do mundo, afastou as pessoas umas das outras, provocou o fechamento das atividades econômicas em todo o mundo e uma grande fuga de consumidores do mercado do comércio varejista. Entretanto, também foi um ano marcado por transformações que promoveram a evolução dos negócios, fazendo empresários se descobrirem, outros se redescobrirem e muitos se reinventarem. A transformação digital foi acelerada para o comércio varejista em todo o mundo e Sergipe não ficou de fora. Muitos empresários locais migraram seus negócios para a variante do comércio eletrônico, criando lojas virtuais no ShopAju.com, shopping virtual desenvolvido pela empresa de consultoria Virtuaria, que conta com o apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

Com as dificuldades para a operação das lojas no varejo físico, quem estabeleceu uma loja virtual conseguiu uma grande vantagem no período acentuado da pandemia, vendendo pela internet. Com isso, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac conseguiu apurar pela primeira vez na história, dados de vendas do comércio eletrônico exclusivamente de lojas sergipanas. Os números foram apresentados pelos consultores da Virtuaria, Anízio Torres e Vinícus Castro, para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, que ficou extremamente satisfeito com os resultados exibidos, que reafirmam a força do e-commerce para as lojas sergipanas.

Laércio Oliveira comenta resultado do e-commerce em Sergipe
Foto: Marcio Rocha

“Vivemos um ano que foi de transformações rápidas e quem saiu na frente, rumo ao comércio eletrônico conseguiu uma grande vantagem. As lojas virtuais aumentaram suas vendas exponencialmente, atendendo as demandas do consumidor. A parceria entre a Fecomércio e a Virtuaria ajudou bastante aos empresários em colocar seus negócios no mundo digital e os resultados estão aí, com um grande crescimento das vendas online e do faturamento dessas empresas. O comércio eletrônico é um caminho sem volta para as empresas e consumidores. E o empresário local que estiver nesse universo, terá mais oportunidades para crescer seu negócio, mantendo os recursos das vendas aqui em Sergipe, gerando mais empregos e renda no nosso estado”, comentou Laércio Oliveira.

O ano de 2020 para as empresas do ShopAju.com foi marcado pelo crescimento de 130% das vendas, comparando com o ano de 2019. As lojas virtuais venderam mais que 2.3 vezes o volume do ano anterior. A receita apurada pelos empresários com lojas no shopping virtual sergipano também deu um salto de crescimento, com a elevação de 175% diante de 2019. O ano também foi bom para o consumidor, que investiu mais nas lojas virtuais sergipanas. Em 2020, o ticket médio de compras dos consumidores no ShopAju.com foi de R$ 190.

O consultor Vinícius Castro lembrou que as empresas do ShopAju.com contam com todo o apoio para o desenvolvimento das lojas virtuais, com criação do site, assistência, engine de vendas e todo o suporte necessário para o funcionamento adequado. Castro lembrou que os resultados de crescimento eram esperados, pois o consumidor entendeu que dá para comprar bem, com qualidade e preço competitivo no mercado local, de forma virtual.

“Sergipe tem uma participação importante no mercado de compras online e nosso objetivo é direcionar isso para os empresários locais. O resultado do ShopAju.com é importante demais, pois nesse momento de pandemia, as empresas encontraram um alento para sua sobrevivência no comércio online e outras realizaram um processo de transformação, evoluindo seus negócios. Ter 130% de crescimento das vendas é importantíssimo para entendermos que as pessoas estão comprando mais no online, que é a modalidade de compra que mais cresce, e dando oportunidade para os produtos de lojas sergipanas. Fortalecendo toda a cadeia produtiva comercial, tanto física quanto virtual. O comércio eletrônico é uma crescente que não tem limite para os comerciantes sergipanos”, comentou.

As empresas interessadas em ingressar no universo das lojas virtuais por meio da plataforma ShopAju.com, e participar desse mecanismo de elevação do volume de vendas, têm na Fecomércio um parceiro para facilitar o acesso à ferramenta, segundo Laércio Oliveira.

“Nós do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac temos buscado as melhores alternativas para os empresários, sempre procurando promover o que crie novas oportunidades para a expansão da atividade de comércio e serviços. E o shopping virtual é um mecanismo que fortalece os empresários, fazendo-lhes vender mais. Para tanto, estamos com nossa equipe à disposição para atender os empreendedores de todos os tipos, focando no crescimento das atividades comerciais”, afirmou Laércio Oliveira.