
A Confederação Nacional do Comércio (CNC), entidade maior representativa do setor terciário brasileiro, que é composto pelo comércio de bens, serviços e turismo, realizou na última semana, o evento Integra Comunicação. O evento, que contou com a participação de 210 profissionais das assessorias das Federações do Comércio, Federações Nacionais, Sesc e Senac de todo o Brasil, congregou os participantes de modo a estimular uma maior aproximação interestadual e fortalecer o processo de integração das assessorias nos estados, junto com a nacional.
O Integra Comunicação foi liderado pelo chefe de comunicação da CNC, Elienai Câmara, juntamente com os chefes de comunicação de Sesc e Senac. Na programação aconteceram palestras e oficinas sobre diversos temas importantes no momento atual, para as assessorias de comunicação aprofundarem seu entendimento e aplicar as ferramentas e procedimentos em suas federações estaduais. Elienai Câmara descreveu sua visão sobre o projeto revolucionário da comunicação corporativa.
“Vivemos um momento histórico com a realização do Integra. O grande objetivo foi alcançado: reunir, pela primeira vez, 210 profissionais e responsáveis pela comunicação das 34 Federações, do Sesc e Senac nacionais e de todos os estados do País para alinhamento de ideias e compartilhamento de boas práticas. Foi um passo decisivo para fortalecermos nossa atuação de forma sinérgica, graças à visão estratégica do nosso presidente, José Roberto Tadros, contando com o apoio valioso dos diretores-gerais do Sesc e do Senac, José Carlos Cirilo e Marcus Fernandes. Destaco também a parceria de André Valle e Aline Durães, chefes das assessorias de comunicação dos departamentos nacionais do Sesc e do Senac, o engajamento dos assessores de todo o Brasil e a participação de altíssimo nível dos convidados que nos atualizaram sobre temas de interesse em suas apresentações. Nunca fez tanto sentido a máxima, Juntos Somos Mais Fortes!” destacou Câmara acerca do evento.

Em uma ação prática de como o trabalho integrado em equipe valoriza as capacidades individuais dos componentes para fortalecimento do trabalho coletivo, 22 bicicletas foram montadas pelos profissionais de comunicação de todo o Brasil, ressaltando características de liderança, praticidade, resolutividade, negociação e persuasão entre os componentes, mas principalmente a integração competitiva, com a finalidade do bem comum. As bicicletas montadas pelos participantes foram entregues à 22 crianças assistidas pelo Sesc na comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe participou com a presença do chefe de Comunicação e Inteligência do Sistema Fecomércio, Marcio Rocha, da coordenadora de comunicação do Senac, Amália Roeder, da gestora Josélia Crispim, e também com a assessora de comunicação do Sesc, Aparecida Onias. De acordo com Rocha, o CNC Integra foi um evento importante para fortalecer as relações entre o sistema em Sergipe, com as unidades do sistema em todos os estados e, principalmente, com a Confederação Nacional do Comércio, sendo um evento revolucionário e transformador.

“Os processos de comunicação estão se atualizando muito rapidamente e a CNC acertou em cheio com a criação do CNC Integra, de modo que pudemos aprender muito sobre novas ferramentas, desenvolvimento de tecnologias direcionadas à comunicação, o uso de Inteligência Artificial para as atividades cotidianas e, principalmente, sobre trabalho integrador. Em sua etimologia, a palavra ‘integra’ quer dizer tornar inteiro, completo. E o evento foi exatamente isso. Um processo que nos fez irmanar cada vez mais as entidades locais, estaduais e nacionais, com nossa casa maior, de modo que possamos todos trabalhar com ainda mais força e vontade pelo conjunto das atividades desenvolvidas pelo Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac, que possui em seu bojo iniciativas transformadoras sociais e educacionais, além da defesa das atividades empresariais do comércio. Foi uma experiência enriquecedora e de muito aprendizado”, disse Rocha.
Durante a imersão dos profissionais de comunicação no CNC Integra, foram estimuladas diversas percepções nos profissionais, com o foco no crescimento evolutivo. Além de fazer com que a aproximação entre os representantes dos estados fosse mais fortalecida, através das atividades em equipes.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 13 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Notícias Relacionadas
Em carta, Setor Empresarial demonstra insegurança e cobra a apresentação de dados referentes ao Covid-19 em Sergipe
Laércio: “Agenda aponta projetos que ajudarão na recuperação da confiança do país”
Fecomércio passa a ter escritório de representação na China
E-commerce é o caminho para aumento das vendas do comércio
Instituto Fecomércio busca parceria com Banco do Nordeste
Consumidores brasileiros estão abertos para adoção de Internet das Coisas
Setor produtivo promove encontro para analisar situação econômica de Sergipe