Alunos da Escola Sesc debatem sobre economia com representantes da Fecomércio

Os alunos das turmas do 9º Ano do ensino fundamental da Escola Sesc de Aracaju viveram uma experiência diferenciada na tarde de quinta-feira (26), ao participarem de uma tarde de integração com os representantes do Sistema Fecomércio, que proferiram palestras sobre o funcionamento da estrutura organizacional do sistema e sobre economia local.

As palestras foram proferidas pelo superintendente da federação, Maurício Gonçalves, e pela economista Sudanês Pereira, para mais de 50 alunos que participaram com interações com os dois apresentadores, no auditório da Escola Sesc. Maurício falou sobre como surgiu o sistema em Sergipe e no Brasil, abordando o contexto histórico e as mudanças acontecidas ao longo do tempo, que resultaram no crescimento da atuação do sistema no estado. Gonçalves também explicou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Sesc e Senac, destacando o contexto histórico, cultural e de ensino.

O grupo de alunos acompanhou atentamente a palestra subsequente da economista Sudanês Pereira, que explicou sobre o que é a economia, sua importância para as famílias, comunidade, estado e país. Sudanês abordou temas relacionados à distribuição de riquezas no estado, como o setor produtivo influi nas vidas das pessoas, como a economia se aplica no cotidiano das famílias, apresentando exemplos de pesquisas como o Índice de Desenvolvimento Humano, empregabilidade, influência dos fatores econômicos na sociedade. Também falou sobre crise econômica, suas causas e consequências.

Ao final das palestras, os alunos tiraram dúvidas sobre os temas apresentados, mostrando alto grau de interesse, principalmente a respeito de cidadania e como a economia tem sua atuação no contexto social. Maurício Gonçalves valorizou a iniciativa da Escola Sesc em promover esse encontro com os alunos, que foram muito receptivos e demonstraram conhecimento da realidade atual, conhecimentos transmitidos pela escola para os alunos.

“Vivemos uma experiência muito importante nesta tarde, pois mostramos aos alunos sua importância como agentes transformadores da realidade. O que pensávamos ser somente uma conversa com os alunos, se tornou um debate de alto nível. Isso mostra que os alunos da Escola Sesc estão sendo preparados para a vida, conhecendo não somente o conteúdo da grade escolar, mas indo além e entendendo como funciona a organização social, política e econômica brasileira. Tivemos uma tarde de ensinamento e muito aprendizado com essa troca de experiências”.

Os alunos do 9º da Escola Sesc irão fazer uma oficina de empreendedorismo e carreiras, auxiliados pelos professores do Senac, segundo o superintendente, que destacou que o preparo formador do cidadão do amanhã é uma das premissas dos trabalhos educacionais do Sistema Fecomércio de Sergipe.