Fecomércio realiza treinamento com sindicatos


Publicado em : 19/03/2016 | por Marcio Rocha | Agência Comércio | Atualizado em: 22/03/2016


IMG_7856Com o objetivo de promover a maior integração entre os sindicatos componentes do Sistema Comércio Sergipe e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-SE), foram realizados treinamentos e capacitações para os profissionais da entidade, e para os sindicatos em um trabalho que foi dividido em duas etapas.

O evento oficializa a abertura do Ciclo Segs 2016 na Fecomércio-SE, cujo foco é ampliar o desenvolvimento das ações no seis eixos de Atuação Gerencial, orientados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), que servirão como base de trabalho para as entidades durante o ciclo. Os eixos trabalhados serão Comunicação, Produtos e Serviços, Atuação Gerencial, Representação, Relações Sindicais e Atuação Legislativa.

A primeira fase, contou com a participação dos membros da equipe da Fecomércio, que alinharam estratégias para as ações individuais e conjuntas de cada setor da federação. A participação da equipe culminou com a elaboração do Planejamento Estratégico da entidade, a ser aplicado para os próximos anos, em um plano de ação.

A segunda etapa do treinamento contou com a participação dos representantes dos sindicatos, em um seminário acontecido no auditório do Sesc Centro, em Aracaju. O evento foi marcado pela sinergia no processo de integração entre os sindicatos e a Fecomércio. Os responsáveis pelos setores técnicos da Fecomércio fizeram apresentação de estratégias para aplicação em conjunto com os sindicatos, com a finalidade de melhorar seu atendimento aos associados e estimular a troca de informações e experiências entre as entidades.

Segundo o presidente do Sindicato dos Representantes Comerciais de Sergipe (Sirecom-SE), Cloves Alcântara, a experiência vivida pelos sindicatos no treinamento aplicado pela Fecomércio é de fundamental importância para as entidades representativas do setor terciário sergipano terem um melhor funcionamento e trabalharem mais próximas da federação.

“O treinamento realizado para os sindicatos foi muito importante, conhecemos mais a fundo o que a Fecomércio pode nos oferecer, e entendemos melhor como as assessorias técnicas da Fecomércio podem nos ajudar a desenvolver nossas entidades e nosso setor no mercado sergipano”, destacou.

Foram feitas apresentações do BDCS, ferramenta utilizada para melhorar a arrecadação dos sindicatos, pela assessoria administrativa e financeira, estratégias de comunicação para obter maior visibilidade na mídia, pela assessoria de comunicação, a aplicabilidade de estudos de mercado e economia, a importância das relações legislativas e políticas para os sindicatos, além de preparo para melhor compreensão do Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) e sua atuação no desenvolvimento dos sindicatos.

O treinamento foi aplicado pela multiplicadora do Segs na Fecomércio em Sergipe, Crys Moura, pelo especialista em coaching e desenvolvimento de gestão, Paulo Lima, sob a supervisão do superintendente da Fecomércio, Alexandre Wendel, que valorizou a iniciativa de promover o treinamento para os sindicatos sergipanos.

“Fazer uma gestão otimizada, com mais atenção e dedicação aos sindicatos é uma das premissas do presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira. Para podermos agir com mais integração, buscamos realizar esse treinamento e elaboramos o plano de ação da entidade. Com isso, teremos uma federação ainda mais focada no desenvolvimento sindical e sindicatos mais preparados para os desafios que se apresentam no cotidiano das relações sindicais”, afirmou Alexandre.

image_pdfimage_print
Tags: , , , , , ,
Autor : Marcio Rocha | Agência Comércio
Categorias : Segs, Sindicatos