Sergipe ganha Câmara Empresarial de Turismo

A Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) passou a contar, a partir de 19 de novembro, com mais um instrumento de incremento na área do turismo. Trata-se da Câmara Empresarial de Turismo, que nos locais em que é implantada, contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do setor. O lançamento desse novo integrante do turismo em Sergipe aconteceu em solenidade realizada no Hotel Mercure, na orla de Atalaia, um dos principais cartões postais de Aracaju.

Durante o evento, que reuniu empresários, profissionais e representantes de entidades do setor, o presidente da Fecomércio, Abel Gomes da Rocha Filho e o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Alexandre de Abreu Sampaio, deram posse ao coordenador da câmara sergipana, Luiz Simões de Faria, empresário há 16 anos e atual vice-presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (SHRBS).

Na sequência, Alexandre de Abreu Sampaio fez importante palestra, abordando o tema A Importância do Turismo no Brasil. “A CNC nos últimos dois anos e isso se faz de maneira mais premente para 2014, tem ofertado valores substanciais no sentido de patrocinar uma série de eventos de turismo em todo o Brasil. Nós entendemos que o comércio e o turismo estão umbilicalmente ligados e é inexorável que atuem juntos, com benefícios próprios, num crescimento estrutural e contínuo”, disse.

Em rápido pronunciamento feito na ocasião, Luiz Simões, que já foi presidente da ABIH e atualmente ocupa a vice-presidência do SHRBS, para o setor de hospedagem, disse que o turismo é uma atividade que é feita por vários agentes. “Acho que o nosso grande desafio é conseguir um colegiado que realmente atue no sentido de integrar essas entidades, de conseguir organizadamente essa proposição e formular políticas e subsídios para o próprio Poder Público”, ressaltou.

Encerrando a solenidade, Abel Gomes disse que a Câmara de Turismo é composta por oito entidades do trade turístico sergipano. “Essa entidade tem por finalidade principal, subsidiar a ação política da Fecomércio, apresentando adequações de interesse do segmento do turismo em proposições que tramitam ou venham a tramitar nas três esferas do Poder Público. Todos os integrantes do trade conhecem as dificuldades que o setor enfrenta, em detrimento de outros Estados, a exemplo da Bahia, Alagoas e Pernambuco. Agora, com a implantação dessa câmara, vamos tentar minimizar essas dificuldades, uma vez que passaremos a conhecer melhor os problemas que nos afetam”, concluiu.