Câmara Federal realiza sessão em homenagem aos 70 anos do Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) recebeu homenagem dos deputados federais, em forma de Sessão Solene, realizada na manhã desta segunda-feira (04), no plenário da Câmara dos Deputados. A sessão foi requerida pelo deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF), que presidiu o momento de homenagem ao braço educacional e formador do Sistema Comércio.

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Distrito Federal, Adelmir Santana, representou a presidência da confederação na sessão em homenagem ao Senac. O deputado Izalci Lucas destacou a importância do Senac como uma unidade formadora de profissionais que tem a sua marca em todo o Brasil, com pessoas capacitadas por meio de formação de alto nível técnico, qualificando os brasileiros em todas as cidades do país, levando educação profissionalizante de qualidade, tanto nos grandes centros urbanos, quanto nos locais mais distantes, promovendo a melhor maneira de inclusão social para as pessoas, o acesso ao mercado de trabalho.

“São sete décadas de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, por meio da oferta de programas educacionais profissionalizantes, diretamente relacionados às demandas do mercado de trabalho. Poucas instituições foram capazes de atender ao mercado brasileiro com mão de obra bem qualificada. E para capacitar o profissional do setor terciário, o Senac assumiu tarefas de suma importância, oferecendo educação profissional a todas as regiões do país”, destacou o deputado.

O vice-presidente da CNC, Adelmir Santana, representando presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antonio Oliveira Santos, afirmou que o Senac é um exemplo de instituição com o objetivo de qualificar os profissionais para o mercado de trabalho, presente em mais de 2.200 municípios brasileiros e com a participação direta na formação educacional dos trabalhadores.

“Uma homenagem como essa, para nós, é motivo de orgulho. Não é comum no Brasil, instituições alcançarem os 70 anos. Elas aparecem, desaparecem, e, notadamente, uma instituição de caráter social e de formação profissional, como a nossa, perdura. O Senac está presente em mais de 2.200 municípios brasileiros, com 7.292 ambientes educacionais e pedagógicos em todo o país. O Senac atua na educação profissional. Temos a responsabilidade na formação profissional de pessoas que têm interesses voltados para as atividades do comércio e serviços, e todos sabemos da dívida que o Brasil tem na educação. Nós temos essa preocupação e por isso, atendemos as pessoas no país todo”, afirmou Adelmir Santana.

Para o presidente do sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe, e também vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, deputado federal Laércio Oliveira, a importância do Senac se vê a cada dia, com cada resultado conquistado na qualificação profissional de jovens e adultos em todo o país.

“O melhor resultado do Senac é a sua referência de qualidade em educação profissional. São 70 anos prestando serviços com excelência e muita dedicação ao público que nos procura para se capacitar. Foram quase 65 milhões de pessoas qualificadas pelo Senac no Brasil ao longo desses 70 anos e eu sou uma delas, pois fui aluno do Senac, para poder ingressar no mercado de trabalho. Um terço da população brasileira passou pelo Senac. Isso deixa a nós da Confederação Nacional do Comércio, muito orgulhosos do trabalho desenvolvido. São 70 anos de credibilidade e qualidade nos serviços prestados pelo Senac, desde 1946”.