Focando no desenvolvimento, Fecomércio participa do comitê Sergipe 2050

O comitê Sergipe 2050, projeto que visa o desenvolvimento do estado para os próximos 30 anos, foi instalado na última segunda-feira (17) pelo governador do Estado, Belivaldo Chagas, em reunião com agentes produtivos que se comprometeram em promover o planejamento das políticas públicas em parceria com o setor privado, com vistas no crescimento sergipano. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac está participando da iniciativa, com uma cadeira no núcleo de inteligência do comitê gestor.

O governador destacou que a Instalação do Comitê é a base para a formatação de um documento que estabelecerá as metas que deverão se somar ao planejamento estratégico do governo para 2022 e projetar o que se pensa para Sergipe em 2050. “Para que seja uma ação de continuidade para os demais governos, com o objetivo de ter uma maior segurança para o desenvolvimento futuro do estado, claro que por etapa. A proposta é sentar com os diversos setores da sociedade para que, efetivamente, a gente tenha um documento que possa ser colocado em prática. Temos um planejamento estratégico que vai até 2022, que já está sendo colocado em prática. Mas, paralelo a ele, é preciso que a gente tenha um planejamento para o médio e longo prazo. E, é por isso, que nós estamos pensando no Sergipe 2050, envolvendo esses setores da sociedade que têm muito a contribuir pois eles também vivem o dia a dia com a sociedade sergipana. O foco é fazer uma política de Estado e não uma política de momento”, disse o governador Belivaldo.

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, representado pelo superintendente, Maurício Gonçalves, destacou que a iniciativa é importante para que Sergipe seja pensado de modo plurianual, objetivando a elevação das potencialidades econômicas do estado, levando à evolução de Sergipe como um celeiro de produtividade e resultados direcionados para seu o crescimento.

“Para o sistema é importante participar dessa iniciativa, pois a Fecomércio tem por missão promover o desenvolvimento do estado, por meio de ações que melhorem o ambiente de negócios, estimulem a geração de emprego e renda para nosso povo. As diretrizes do nosso presidente, deputado Laércio Oliveira, são para que ajudemos a planejar o estado de modo que possamos contribuir sobremaneira para que os sergipanos tenham oportunidades e isso se dá por meio do estímulo ao desenvolvimento da economia, com ações que promovam a formação empreendedora nas pessoas e incentivo empresarial, fazendo com que nos próximos anos nossa economia entre num ritmo de aceleração e elevação, que se reverta em resultados claros, principalmente de geração de emprego”, comentou Maurício.

Conselho Gestor do Sergipe 2050

O que é o Conselho Gestor do Sergipe 2050 é uma instância consultiva com o intuito de auxiliar a Secretaria Executiva na implantação da Iniciativa Sergipe 2050. Inicialmente, será formada pelo Governo, Sebrae-SE, Fies, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, UFS, Unit, Instituto Banese e IPTI. Na solenidade, foi assinado Protocolo de Intenções para estabelecer condições de cooperação entre os partícipes, visando a promoção de atividade de pesquisa, extensão, bem como de apoio a eventos no âmbito da iniciativa Sergipe 2050.