Fecomércio/Sesc faz parceria com Acese para fortalecer as ações do Centro Forte

O Sesc promove mais uma edição do Aldeia Sesc de Artes, que dessa vez acontece no mês de junho para ocorrer simultaneamente aos festejos juninos tradicionais em Sergipe. E para fortalecer as ações do projeto Centro Forte, idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), a Fecomércio/Sesc fez parceria com a Acese para fortalecer o projeto levando as ações do Aldeia Sesc de Artes para o centro comercial de Aracaju.

A equipe de Cultura do Sesc passou na sexta-feira, dia 14, pelas lojas entregando a programação do Aldeia Sesc e convidando os comerciários, que é público prioritário do Sesc, para participar do evento cultural que acontecerá entre os dias 18 de junho e 3 de julho, nas unidades do Sesc, centros culturais, teatros, museus, praças, comunidades quilombolas, escolas, unidades de saúde, oceanário e demais espaços públicos na capital e no interior.

O Aldeia Sesc de Artes é um grande evento organizado pelo Sesc, que representa a pluralidade das manifestações culturais e artísticas sergipanas, que durante os 15 dias, vai proporcionar ao público uma vasta programação gratuita, estabelecendo desta forma uma relação direta com as mais diversas linguagens nas áreas de artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, música e cultura popular.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, de forma singular, o projeto promoverá o acesso democrático dos bens culturais a todos os segmentos da sociedade. “Nosso propósito é reforçar a imagem e a missão institucional do Sesc, reafirmando sua vocação para a mediação, difusão e incentivo ao protagonismo cultural junto ao público”, disse Laércio.

“As expressões culturais de um povo estão presentes na sua formação e na (re)construção da sua identidade. Reconhecer isso é chave importante para a promoção da cidadania. Por isso, nesse tempo em que o aroma do milho, pamonha, canjica e tantos outros alimentos tradicionais desperta para nossos valores culturais, e o som da sanfona e zabumba embalam famílias, comunidades, bairros e cidades do nosso estado, e é uma excelente oportunidade para apresentarmos à sociedade o projeto Aldeia Sesc de Artes, com o apoio do Departamento Nacional do Sesc. E com essa parceria nós chegamos aos comerciários para fortalecermos as ações do Centro Forte, que busca melhorar o ambiente de compras e levamos cultura e lazer, como o cortejo cultural e o show de Mestrinho na próxima terça-feira”, enfatizou a diretora Regional, Aparecida Farias.

Um dos momentos marcantes da programação é a abertura. No dia 18 de junho, às 14h30, o cortejo “Pisa Maneiro, Folias e Outras Danças” reunirá 18 grupos folclóricos e percorrerá o centro comercial de Aracaju, apresentando a beleza singular e a riqueza cultural produzida nas mais diversas regiões do Estado.

A concentração será na praça dos mercados centrais de Aracaju com destino à praça Fausto Cardoso, onde o público poderá curtir as apresentações do grupo vocal Vivace e às 18h o cantor e sanfoneiro Mestrinho sobe ao palco com seu show “É tempo praviver”.