cartao-do-empresario-banner-padrao

Expedito Souza lança Memórias de Aracaju Bodegas

O memorialista, economista e fotógrafo Expedito Souza homenageia Aracaju nos seus 164 anos lançando o livro Memórias de Aracaju Bodegas”, no próximo dia 31 de maio, sexta-feira, às 19h30, no Hotel Sesc Atalaia. Terceiro de um compilado de obras que enfocam a capital sergipana. Na publicação, o autor produz textos, verbetes e entrevistas entremeadas com fotografias das bodegas de Aracaju, em um recorte temporal de 1977 a 2019. Expedito analisa hábitos e costumes, vivências, de uma enorme gama de frequentadores das bodegas, as dificuldades e depoimentos dos bodegueiros, que tiveram suas vidas voltadas para o trabalho e foram decisivos para o abastecimento de diversas famílias.

No decorrer da obra, o autor não esconde o sentimento saudosista que tem daqueles estabelecimentos  que vão cedendo espaço a prédios comerciais,  residenciais e outros, tornando-se cada vez mais escassos com a chegada das grandes redes varejistas, e que serviram como cenário para acontecimentos que marcaram a sociedade aracajuana, alguns deles narrados no livro.

“Com o aparecimento dos supermercados, que trouxeram facilidade nas compras e novidades, as bodegas começaram a desaparecer aos poucos ou foram empurradas para a periferia. As rápidas transformações que aconteceram em Aracaju afetaram sensivelmente as bodegas e despertaram em mim a necessidade de registrar essas mudanças. Aproveitei o ensejo para escrever acerca dos biriteiros, bodegueiras, bodegueiros, fornecedores, fregueses e sobre uma enorme gama de figuras carismáticas do universo das bodegas”, explicou o autor.

Segundo o presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento, Expedito contribui para o resgate da história de Sergipe. “Ao colecionar os relatos de vivência dos participantes desse processo histórico do comércio varejista da cidade, o escritor contribui para a formação cultural de Sergipe, oferecendo um amplo campo de pesquisa para os interessados”, afirmou.

O livro Memórias de Aracaju Bodegas é patrocinado pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, que tem em seu presidente, Laércio Oliveira, um defensor deste tipo de estabelecimento comercial como um importante instrumento do desenvolvimento da economia. “Por meio de seus negócios, movimenta-se o mercado, o comércio atacadista e distribuidor, promovendo a geração de emprego. A bodega inspira outros empreendedores a abrirem negócios, criando sólida aceleração no ciclo produtivo”, declarou Laércio.

Outras obras do autor:

A primeira publicação de Expedito Souza foi o álbum de fotografias Memórias de Aracaju (2012), que ganhou a sequência Memórias de Aracaju II (2013/2017). Suas duas primeiras publicações de memorialista retratam Aracaju há mais de 40 anos, mostrando a evolução urbana e arquitetônica da cidade, através de avenidas e ruas, bodegas, residências e logradouros, que sofreram modificações ou foram destruídos em decorrência do desenvolvimento ocorrido nas últimas décadas.

Expedito é, também, autor de Relógio do Tempo – contos e crônicas (2014/2015), Tempo de Almas e Anjos (2016) e No tempo de cada um (2018).

No livro Relógio do Tempo, o autor apresenta 86 textos com experiências de um menino envolvendo pais, irmãos e companheiros de aventuras, em Riachão do Dantas, nas décadas de 50 e 60, e que prosseguiram até Aracaju, para onde se mudou ainda criança.

“Ele demonstra suas qualidades de observador e memorialista e descreve, num único volume, dividido em duas partes, importantes impressões. Na primeira, registra momentos e episódios, os mais memoráveis da sua vida infantil, vivida com mais oito irmãos e seus genitores, em sua terra natal. Na parte II de seu Relógio do Tempo, expedito passa a oferecer novos relatos, agora referentes à sua vida na cidade de Aracaju”, explicou o jornalista e membro da Academia Sergipana de Letras, João Oliva Alves.

“Em 2016, Expedito nos apresentou o livro Tempo de Almas e Anjos. Novamente, ele nos encantou com histórias vividas e/ou imaginadas. Lindas. No conto: Um anjo em meu quarto, o escritor nos faz zanzar, na noite escura e cheia de assombrações, à procura de um penico. No final da aventura, com uma vela na mão, a personagem encontra uma linda boneca. Não: um anjinho que veio ao médico em Riachão e não aguentou esperá-lo. Foi para o céu. Leio, releio e me emociono”, disse a pedagoga Maria de Lourdes Souza.

Em todas as suas obras, o tempo é o condutor de destinos e vidas. Em No tempo de cada um, o personagem principal, Hamilton, participa da trama com maior intensidade, pois a luta pela sobrevivência e os percalços que a vida lhe impõe justificam que assim seja. O livro traz, ainda, Carminha, Cristina, dona Caçula, Selma Maria, Zé Casquete, Raimundo e vários outros personagens que sensibilizam o leitor o conduzem a muitas aventuras.

“Neste livro, que é ficção, o autor evidentemente não faz história, mas suas estórias envolvem, no ‘nosso tempo’, aquelas pessoas no anonimato das suas vidas, construindo a história na qual estarão esquecidas. Expedito é cronista meticuloso e também detalhista”, descreveu Luiz Eduardo Costa, jornalista e membro da ASL.

Expedito Souza nasceu em Riachão do Dantas, em 29 de setembro de 1944. É economista pela Universidade Federal de Sergipe e fundador do Ceag/Sebrae. Foi professor da Faculdade de Sergipe (Fase) e da Universidade Tiradentes (Unit) e é membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho (MAC), da Academia Sergipana de Letras (ASL). O livro Memórias de Aracaju Bodegas é a sua sexta obra literária.

O lançamento e as outras obras do autor, com exceção do álbum Memórias de Aracaju, que está esgotado, podem ser encontrados nas lojas da Livraria Escariz e/ou diretamente com o autor, pelo e-mail expeditodesouza@gmail.com ou pelos números 79 3231-9438 / 9 8862-4458.

Serviço:

O quê: Lançamento do livro Memórias de Aracaju Bodegas