Abra as Portas para um Futuro de Sucesso no Comércio de Sergipe!

Estudantes de Turismo visitam Fecomércio para conhecer economia do turismo

WhatsApp
Facebook
X

Um grupo de alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em companhia do professor Joab Almeida, visitou a sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), na manhã de quinta-feira (14), para uma aula externa com a finalidade de conhecer as ações de turismo do sistema Fecomércio, assim como de dados, análises e informações produzidas pela área de economia da federação.

A economista Sudanês Pereira recepcionou os alunos e fez a apresentação de um estudo desenvolvido por ela, apresentado na Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio. O estudo contempla análises econômicas do setor e suas atividades relacionadas no segmento empresarial. Sudanês mostrou indicadores do setor, que servem para os empresários pautarem o desenvolvimento de ações nos empreendimentos. Além da apresentação, a economista conversou com os estudantes sobre as análises setoriais e deu orientações sobre a amplitude de ramos exercidos nas atividades que compreendem a profissão de turismólogo.

No trabalho de pesquisa apresentado aos alunos de Turismo, a economista mostrou a quantidade de empreendimentos de turismo no estado, bem como a quantidade de leitos e unidades habitacionais disponíveis em Sergipe. Também falou sobre os mecanismos de pesquisa que os acadêmicos podem utilizar para fundamentação dos seus estudos, dando mais segurança no conteúdo produzido por eles.

Ao final da conversa com os estudantes, houve uma troca de experiências entre os participantes do encontro, com Sudanês aconselhando sobre o exercício profissional e como se preparar para a vida laboral. Eles comentaram sobre suas expectativas futuras e sobre o que acharam da vista à Fecomércio, afirmando que se surpreenderam com a recepção e a qualidade dos trabalhos.

“Conhecer a Fecomércio foi muito bom, foi legal entender mais sobre o seu funcionamento e sua atuação”, disse a estudante Jéssica dos Santos. Raciocínio compartilhado por Valéria Ribeiro, “a Fecomércio tem uma ótima estrutura e uma grande disponibilidade de serviços para a melhor compreensão do turismo”. Já Mayara Nascimento destacou a atuação da federação em favor da atividade de turismo, “A Fecomércio traz muita força para o desenvolvimento do Turismo”, disse a acadêmica.

Sudanês Pereira valorizou a visita dos alunos da UFS e a presença do professor Joab, que também é membro da Câmara Empresarial de Turismo. “Receber estudantes é gratificante, pois temos a oportunidade de mostrar para eles o que é a instituição, como trabalhamos, que temos publicações e analises, enfim, é uma interação muito boa e muito feliz a Fecomércio estar sempre aberta ao público. A iniciativa do professor Joab foi muito importante para que sejamos mais conhecidos como entidade representativa do setor na comunidade acadêmica”, afirmou a economista.

Além do bate-papo com os estudantes, também foi feita a apresentação da Fecomércio, seus ditames e filosofia. Foi explicado o funcionamento do Turismo Social do Sesc, mostrado um pouco sobre o Hotel Sesc Atalaia e o serviço de qualificação profissional promovida pelo Senac nas atividades de Turismo, feita pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves e pela coordenadora das Câmaras Empresariais, Crys Moura.

 

Pular para o conteúdo