cartao-do-empresario-banner-padrao
PESQUISA-MERCADO
BANNER_agenda
Banner_Pres
66d4a7c1-33aa-4dc5-b44c-5e16a5013693
previous arrow
next arrow

Coordenador de Comunicação da Fecomércio fala sobre desafios da comunicação interna em “Almoço com RH”

WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Facebook
Twitter

O coordenador de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, André Gusmão, fez palestra durante o “Almoço com RH” realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos de Sergipe (ABRH-SE). Gusmão tratou sobre a importância de uma comunicação interna eficaz para a gestão de pessoas dentro das corporações. O almoço atraiu representantes de RH e gestores de mais de 40 empresas de diversos segmentos, e aconteceu no auditório do Senac na tarde desta quarta-feira, 13 de junho.

Gusmão falou sobre os desafios de coordenar e promover a comunicação interna em um conjunto de entidades que conta, hoje, com cerca de mil colaboradores. “Comunicar internamente é muito complicado. O nosso grande desafio não é só fazer com que a informação chegue ao colaborador, mas que ele possa ajudar a construir o conteúdo, da mesma forma que a entidade precisa saber o que ele está fazendo. Então é uma via de mão dupla mesmo. E a ABRH-SE me convidou para falar sobre esse novo conceito de comunicação interna. Eu adorei o convite. Costumo dizer que o RH e o setor de comunicação devem trabalhar juntos”, declarou.

O coordenador também apresentou a Intra-S, uma nova plataforma de comunicação interna que está sendo desenvolvida pelo Núcleo de Comunicação e Marketing da Fecomércio e que será adotada, em breve, em todo o Sistema. Quando implantada, a ferramenta servirá para o compartilhamento de informações e gerenciamento de processos, tarefas e equipes.

“Essa nova plataforma vai buscar uma melhor interação entre os colaboradores, coordenadores, gerentes, diretores e presidente, para que todos tenham vontade de ver e saibam o que está acontecendo na empresa. Porque as intranets atuais, muito arcaicas, não são atrativas para o colaborador, e ele precisa gostar da coisa, se identificar e se reconhecer naquela plataforma. Por isso estamos criando esse projeto de uma intranet social corporativa, cujos testes começarão a ser feitos já nos próximos meses em entidades do Sistema Comércio de Sergipe e também em outros Estados”, contou Gusmão.

A importância da Comunicação Interna
Segundo Claudia Soledade, presidente da ABRH-SE, o tema foi levantado em outros encontros da entidade como uma pauta necessária de ser discutida. “Acreditamos que, hoje, exista uma grande lacuna nas organizações em relação à comunicação, seja pela falta dela ou por ser feita de forma inadequada. Percebemos conflitos no ambiente de trabalho e isso reflete no bem-estar dos profissionais, nos resultados da empresa, na qualidade de vida no ambiente da organização. Então foi um tema levantado muitas vezes nos eventos anteriores como uma necessidade de diálogo, além das deficiências relacionadas à comunicação interna que percebemos em nossas visitas às empresas. E o nome de Gusmão foi levantado, apresentado e validado pela equipe de diretores para que ele viesse hoje falar sobre o tema, graças ao trabalho que tem desenvolvido à frente do Núcleo de Comunicação da Fecomércio”, disse Claudia.

“Algumas pesquisas dizem que uma das grandes habilidades que se requer dos gestores e executivos é a capacidade de comunicação. Ela é um pilar sobre o qual se constrói toda fluidez da organização. Então a gente tem que valorizar a comunicação, inclusive porque ela é, essencialmente, feita pelas pessoas. É muito importante priorizar a comunicação para melhorar a empresa de um modo geral”, declarou Paulo do Eirado, diretor do Senac Sergipe.

Sobre o palestrante
André Gusmão é designer multimídia com especialização em Assessoria de Imprensa. Foi instrutor no Senac de 1997 a 1999, lecionando as primeiras turmas da área de comunicação e marketing. Foi coordenador de atendimento do Sesc de 1999 a 2001, implantando a nova carteira do Sesc em PVC e o novo sistema de atendimento do restaurante do comerciário. Em 2001 passou a fazer parte da equipe de comunicação do Sesc.

De 2008 a 2012 trabalhou em Lisboa, Portugal, sempre na área de comunicação e marketing. Retornou ao Brasil em 2012 para a Fecomércio e, em 2017, assumiu a coordenação do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe.

ALMOÇO COM RH - Comunicação Interna - Intra-S

Pular para o conteúdo