Cidade Inteligente é apresentada na Câmara Empresarial de TI da Fecomércio

A Câmara Empresarial de Tecnologia da Informação da Federação do Comércio realizou mais uma reunião na manhã desta quinta-feira (14), dessa vez na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), onde empresários e representantes do setor produtivo dialogaram sobre o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”, apresentado pelo secretário Jorge Santana.

Em sua apresentação, Santana explicou como funciona uma cidade com maior inserção de ferramentas de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), formando o projeto “Cidades Inteligentes”, aplicado em várias cidades brasileiras e mundiais. O secretário valorizou a iniciativa, apresentando para os empresários de TI o projeto e destacando que todos podem contribuir para fazer uma cidade mais eficiente, com melhoramento da qualidade de vida e conectividade da população. Com o programa em execução, o secretário espera resultados concretos no desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade onde o principal ator é o cidadão.

A reunião contou também com a apresentação de projetos e soluções das startups locais. Foi apresentado o “Tagpoint”, um mecanismo de comunicação por meio de beacons para celulares que contempla várias funcionalidades, entre elas nas ofertas e descontos exclusivos para o consumidor, no momento em que estiver passando por algum estabelecimento comercial. Também foram mostrados o aplicativo Explicaê, que tem uma plataforma educacional inteligente direcionada para os estudantes que farão o Enem; o Neo Mentoring, que oferece serviços de diversas mentorias para as empresas; e o Permuta Nordeste, um sistema de trocas de produtos e serviços para empresas através de uma moeda de troca.

“Tivemos a oportunidade de conhecer o programa “Aracaju, Cidade Humana e Criativa”. Um projeto inovador para nossa cidade, que congrega diversos setores da economia que podem se integrar ao projeto. E a área de Tecnologia da Informação é primordial para que esse projeto aconteça. Se não tivermos a infraestrutura adequada de TI, internet e segurança da informação, nenhum projeto poderá ser realizado já que é o suporte para as demais aplicações serem desenvolvidas. Ou seja, é um projeto que abre um enorme leque de oportunidades para o setor de TI, para as startups, para as empresas dos diversos setores da economia. Temos que pensar soluções para as áreas de mobilidade, saúde, educação, segurança e demais demandas do município. Isso com certeza vai promover a ampliação do ecossistema digital de nossa cidade, que poderá exportar esta tecnologia para outras cidades brasileiras e ser referência em Cidades Inteligentes”, disse o coordenador da Câmara de TI da Fecomércio

Participaram também da reunião representantes do Sebrae, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, o coordenador do programa Cidade Inteligente, o arquiteto urbanista Dr. Ricardo Mascarello e o coordenador da Câmara de TI, Roger Barros, que tem sempre empreendido esforços no sentido de gerar novas oportunidades de negócios para os empresários que participam desta Câmara.