Abra as Portas para um Futuro de Sucesso no Comércio de Sergipe!

Alunos da Escola Sesc debatem sobre economia com representantes da Fecomércio

WhatsApp
Facebook
X

Os alunos das turmas do 9º Ano do ensino fundamental da Escola Sesc de Aracaju viveram uma experiência diferenciada na tarde de quinta-feira (26), ao participarem de uma tarde de integração com os representantes do Sistema Fecomércio, que proferiram palestras sobre o funcionamento da estrutura organizacional do sistema e sobre economia local.

As palestras foram proferidas pelo superintendente da federação, Maurício Gonçalves, e pela economista Sudanês Pereira, para mais de 50 alunos que participaram com interações com os dois apresentadores, no auditório da Escola Sesc. Maurício falou sobre como surgiu o sistema em Sergipe e no Brasil, abordando o contexto histórico e as mudanças acontecidas ao longo do tempo, que resultaram no crescimento da atuação do sistema no estado. Gonçalves também explicou sobre os trabalhos desenvolvidos pelo Sesc e Senac, destacando o contexto histórico, cultural e de ensino.

O grupo de alunos acompanhou atentamente a palestra subsequente da economista Sudanês Pereira, que explicou sobre o que é a economia, sua importância para as famílias, comunidade, estado e país. Sudanês abordou temas relacionados à distribuição de riquezas no estado, como o setor produtivo influi nas vidas das pessoas, como a economia se aplica no cotidiano das famílias, apresentando exemplos de pesquisas como o Índice de Desenvolvimento Humano, empregabilidade, influência dos fatores econômicos na sociedade. Também falou sobre crise econômica, suas causas e consequências.

Ao final das palestras, os alunos tiraram dúvidas sobre os temas apresentados, mostrando alto grau de interesse, principalmente a respeito de cidadania e como a economia tem sua atuação no contexto social. Maurício Gonçalves valorizou a iniciativa da Escola Sesc em promover esse encontro com os alunos, que foram muito receptivos e demonstraram conhecimento da realidade atual, conhecimentos transmitidos pela escola para os alunos.

“Vivemos uma experiência muito importante nesta tarde, pois mostramos aos alunos sua importância como agentes transformadores da realidade. O que pensávamos ser somente uma conversa com os alunos, se tornou um debate de alto nível. Isso mostra que os alunos da Escola Sesc estão sendo preparados para a vida, conhecendo não somente o conteúdo da grade escolar, mas indo além e entendendo como funciona a organização social, política e econômica brasileira. Tivemos uma tarde de ensinamento e muito aprendizado com essa troca de experiências”.

Os alunos do 9º da Escola Sesc irão fazer uma oficina de empreendedorismo e carreiras, auxiliados pelos professores do Senac, segundo o superintendente, que destacou que o preparo formador do cidadão do amanhã é uma das premissas dos trabalhos educacionais do Sistema Fecomércio de Sergipe.

Pular para o conteúdo