Fecomércio concede Comenda José Ramos de Moraes – 2018

No próximo dia 30 de maio, no Hotel Sesc Atalaia, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE) fará a entrega da Comenda José Ramos de Moraes, a mais importante outorga da instituição. Desta vez, serão homenageados os empresários Messias Peixoto e Francisco Pimentel Franco. No mesmo evento, o empresário Henrique Brandão receberá uma Menção Honrosa. A Comenda foi realizada pela primeira vez em 1987 e, desde então, diversas personalidades já foram agraciadas, a exemplo de Jouberto Uchôa, Dom Lessa, José Raimundo dos Santos e Walker Carvalho.

Os homenageados

Manoel Messias Peixoto nasceu em Itabaiana/SE em 04/04/1958. Em 1972 montou uma pequena barraca de “mangaios” na feira do município. Três anos depois, foi trabalhar no supermercado M. Peixoto. Em 1979, com os irmãos Daniel e Veríssimo, abriu o supermercado Irmãos Peixoto. É sócio fundador e ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabaiana, integrante da Academia Itabaianense de Letras, e há cinco anos, fundou o Shopping Center Peixoto, um dos poucos empreendimentos deste porte no interior do Estado.

O segundo agraciado com a Comenda é natural de Aracaju. Francisco Pimentel Franco foi morar ainda criança em Salvador, onde os pais administravam a loja “A Bahia Elétrica”, que oferecia um mix de produtos diversificados, como eletrodomésticos, lustres e itens de decoração, e onde chegou a trabalhar como balconista. Já na fase adulta, o homenageado retornou à terra natal como gerente da empresa P. Franco. Algum tempo depois, com 24 anos de idade, Francisco Franco marca a história de Sergipe, e da comunicação em particular, ao ser um dos fundadores da primeira emissora de televisão do Estado, a TV Sergipe.

Ainda nesta noite, receberá uma Menção Honrosa o empresário Henrique Brandão, membro da quarta geração de uma família de comerciantes. Aos 18 anos de idade, Brandão estabeleceu contrato com a concessionária Fiat destinada a Sergipe, onde nasceu a Samam Veículos. Hoje o Grupo Samam conta com 16 empresas, nas quais opera com a venda de carros, caminhões, coco verde, laranja, açúcar e energia.

“São três homens fortes, obstinados, inteligentes  e visionários, que marcaram sobremaneira a história de Sergipe, cada um em sua área de atuação. São exemplos de vitória pelo progresso, coragem, abnegação e desprendimento. De modo que muito me honra poder entregar essa Comenda, no próximo dia 30, a esses três ilustres sergipanos”, declarou Laércio Oliveira, presidente da Fecomércio.