Uma questão de atitude


Publicado em : 21/01/2013 | por Carlos Fiel | Agência Comércio | Atualizado em: 02/02/2016


Aluno da Escola Sesc é ouro nas Paralimpíadas Escolares

O paratleta João Pedro Santos, 12 anos, aluno da Escola Sesc foi medalha de ouro nas provas de Arremesso de Peso e Lançamento de Pelota, na modalidade atletismo, nas Paralimpíadas Escolares – Etapa Nacional, evento esportivo que envolveu estudantes com deficiência física, visual e intelectual realizada no período de 15 a 20 outubro, em São Paulo.
Estimulado pela família e professores, João Pedro é exemplo de superação desde a Educação Infantil, período em que foi matriculado na Escola Sesc e demonstrou ainda nos primeiros “passos”, que não existem obstáculos que não possam ser ultrapassados quando há coragem, determinação e disciplina. 
Segundo a gerente do Sesc/Siqueira Campos, Nancy Oliveira, a motivação de enfrentar desafios e nunca desanimar diante das dificuldades, sempre estive presente na vida de João Pedro. Diariamente, ele subia por conta própria, as escadas que o levavam até a sala de aula no andar superior da escola, sem reclamar ou exigir a ajuda de funcionários. “Incansavelmente, ele subia todos os degraus sozinho. O esforço físico de chegar até a sala de aula todas as manhãs, fazia parte da sua rotina escolar”, contou a gestora, então diretora da escola.
A atitude do aluno foi determinante para que a direção do Sesc somasse esforços com o Departamento Nacional da instituição e instalasse um elevador, facilitando desta forma, o acesso de João Pedro ao pavimento superior da escola.
“João Pedro é um jovem predestinado a vencer. Tem garra, perseverança, força de vontade em tudo que faz. Acompanha ativamente a programação da escola e nunca perde o bom humor. É disciplinado nos treinos e encontrou no Sesc, o apoio necessário para participar de competições e ter ao seu lado, uma equipe de professores para acompanhá-lo e incentivá-lo em todos os momentos”, disse o professor de educação física Rodrigo Silva Nascimento, treinador do aluno, desde agosto deste ano, período que foi implantada a oficina de atletismo, visando à participação da Escola Sesc na seletiva estadual, para as Olimpíadas e Paralimpíadas Escolares, ocorrida nos dias 03, 04 e 11 de agosto em Aracaju.
“Essa é a minha primeira participação nas Paralimpíadas e já consegui ganhar duas medalhas. Vou continuar treinando para provar que sou capaz de ir longe”, disse, entusiasmado o atleta, ao retornar a escola. Para Verônica Santos, mãe de João Pedro, tudo isso só foi possível, devido a uma imensa rede de colaboradores, em especial, o Sesc, que acreditou na proposta e apoiou em tudo que foi necessário para a consolidação desta vitória.
O Sesc garantiu o aporte financeiro e logístico, para a participação nos eventos esportivos, aquisição de material para treinamento, alimentação e transporte, bem como a adaptação da academia para a melhor locomoção de João Pedro. A instituição também colocou a disposição do aluno, o professor Rodrigo, para acompanhá-lo nas competições estaduais e fora de Sergipe, com todas as despesas pagas pela instituição.
O pódio nas Paralimpíadas é mais uma conquista dentre inúmeras que o jovem atleta já galgou sem perder o foco e a alegria, mesmo com todas as adversidades e barreiras de um cadeirante adolescente.
Para a diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, a maior glória dos atletas paralímpicos não está somente na conquista de medalhas ou na própria competição, está, sobretudo, no exemplo que passam para centenas de pessoas que vivem estigmatizadas por suas deficiências físicas e intelectuais, sem perspectivas em suas casas. “Nós reconhecemos que a dimensão psíquica, física e social do esporte é muito significativa por contribuir para a construção de um mundo pluralista”, disse.
João Pedro Santos foi convocado juntamente com outros 23 atletas, para compor a delegação sergipana. Foram conquistadas 22 medalhas, sendo dez de ouro, cinco de prata e sete de bronze nas modalidades atletismo e natação.

paralimpiadas_destaque

image_pdfimage_print
Tags: , , ,
Autor : Carlos Fiel | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias