Rio sediou encontro de assessores de comunicação do Sistema Comércio

Realizou-se no Rio de Janeiro no período compreendido entre 29 a 31 de agosto deste ano, o IV Encontro de Assessores de Comunicação do Sistema Comércio, que aconteceu no edifício sede da ON Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O encontro, que reuniu representantes de Federações do Comércio de todo o país, teve por finalidade analisar a forma de se promover uma comunicação integrada, para que as entidades possam falar uma mesma linguagem. A Federação do Comércio de Sergipe José esteve representada no evento, pelos jornalistas Carlos Augusto Fiel e Rita Simone Liberato.

A abertura oficial do evento foi feita pela assessora de comunicação da CNC, Cristina Calmon, que deu as boas-vindas aos participantes e fez um breve relato da programação a ser desenvolvida durante os três dias do encontro. Na sequência, a presidente da Packaging Brands, Marilu Schneider, empresa de design responsável pela nova identidade visual do Sistema CNC/SESC/SENAC fez palestra sobre o assunto. Ela disse que o grande desafio da construção de uma marca institucional, é criar a consistência e a convergência da sua logo em todos os pontos de contato.

“Hoje, nós vivemos momentos de grandes transformações e a era digital é um novo paradigma social. Esse é um momento histórico e de profundas transformações, com o Brasil tornando-se um grande protagonista no cenário mundial. A gente entra totalmente no foco do mundo. Atualmente nós somos conhecidos como um país de economia estável, forte e com potencial humano incomparável. O Sistema CNC/SESC/SENAC é um dos grandes agentes impulsionadores dessa transformação no Brasil, desempenhando um papel decisivo na inserção do nosso país numa posição de destaque na liderança global”, disse Marilu Schneider, acrescentando que esse é momento propício para a realização de um exercício de renovação das identidades de suas instituições.

O diretor da CNC, Pedro Jamil Nadaf, também fez um breve pronunciamento Conectar para os participantes do evento, oportunidade em que falou da adesão das novas marcas elaboradas para a CNC/SESC/SENAC, pelas federações estaduais e as demais entidades do sistema. “Como nós fizemos a equalização de mandatos de forma padronizada, as nossas logomarcas terão que ter também essa padronização. Esse trabalho também ocorrerá com o nosso wholesale mlb jerseys site, que dentro em breve ganhará novo visual. O nosso pensamento é levar essa padronização para todos os sindicatos e consequentemente todas as federações. A ideia nossa é fazer essa evolução para vocês e como eu sou presidente de federação, sei do reflexo que a gente tem com uma confederação forte. Isso nos fortalece em nossas bases e consequentemente os sindicatos também são beneficiados”, afirmou.

No dia 30, a programação foi praticamente toda dedicada a Media Training – prática e palestras com exercícios voltados para situações de crise customizadas à realidade do Sistema Comércio. A primeira palestra do dia foi feita por Carina Almeida, da empresa Textual, que citou vários exemplos de crises, ocorridas principalmente em empresas do ramo petrolífero, a exemplo da Petrobras e da Chevron. “Tudo depende da clareza e da rapidez na comunicação, para que um fato negativo não se evolua e se transforme em crise. Erro quando bem administrado perde cheap nfl jerseys a sua força”, pontuou. Outro integrante da Textual a fazer também palestra no evento foi Ricardo David, consultor de comunicação, administrador de crises e ex-gerente de relações com a imprensa da Shell Brasil, que apresentou casos. Como exemplo recente de casos, ele citou o acidente do Parque Hop Hari e disse que a imprensa causa mais danos que a bomba atômica, deixando sérias cicatrizes no cérebro.

No último dia do encontro foi feita a escolha dos novos membros representantes do Comitê Nacional de Comunicação, integrando por membros representantes, titular e suplente, da CNC, dos Departamentos Nacionais do Sesc e do Senac, por um representante nacional de federações das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, e representantes das Federações Nacionais. Após a escolha, o comitê ficou representado da seguinte forma: Região Norte – titular, Viviane Freitas (AM), suplente, Samia Cayres (TO); Centro-Oeste – titular, Diego Recena (DF), suplente, Núbia Cunha (MS); Sul – titular, César Gonçalves (PR), suplente, Marcelo Barcelos (SC); Nordeste – titular, Luciano Kleber (RN), suplente, André Ribeiro (PI); Sudeste – titular, Ana Guimarães (MG), suplente, Simone Sandre (ES); CNC, titular, Cristina Calmon e Geraldo Roque, suplente; Departamento Nacional do Sesc, titular, Cristiane Caetano e suplente, Marcela Marins e Departamento Nacional do Senac, Laura Figueira e Flávia Leroz.

Para Cristina Calmon, esses encontros de comunicação promovidos pela CNC têm tido um resultado excelente, permitindo que se possa atuar de forma mais coletiva, pensando estrategicamente nas ações de comunicação de todo o sistema. “Nós estamos no quarto encontro e o resultado tem sido bastante positivo. Seja para capacitar federações que tenham menos condições de estrutura ou para a troca de experiência, terminando numa atuação em conjunto”, disse, revelando que existe uma demanda cada vez maior por uma aproximação e troca de experiências. “As ações desenvolvidas não são isoladas e permitem que passemos a ideia de um sistema que atua na defesa do comércio de bens, serviços e turismo, e para o empresário deste segmento”, enfatizou.

Com relação ao Comitê Nacional de Comunicação, Cristina Calmon disse que esse foi constituído pelo wholesale nba jerseys presidente da CNC, Antônio Oliveira Santos, ao sentir a necessidade dessa união e do conhecimento de cada profissional jornalista. “Esse comitê avalia estrategicamente assuntos importantes, orienta ações a serem desenvolvidas, propõe caminhos para o corpo diretivo da CNC, que por sua vez, encaminha também as federações. A questão da renovação das marcas foi o grande exemplo disso, por ter sido tua discutida nos encontros do comitê. Essa entrega das novas marcas, já é resultado de uma discussão desse grupo”, concluiu.

1 Comment

Comments are closed.