Sesc realiza Projeto “Momento Down”

O Sesc de Sergipe realizou no último sábado (21) na Unidade de Nossa Senhora do Socorro, o projeto “Momento Down – minhas oportunidades, minhas escolhas”, voltado para mais de 100 pessoas com Síndrome de Down e seus familiares. O projeto promoveu um dia lazer com acesso gratuito aos diversos serviços oferecidos pelo Sesc nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência.

Foram realizadas atividades esportivas e recreativas para as pessoas portadoras de Down, com enfoque nas crianças, que tiveram várias oportunidades de práticas de brincadeiras em oficinas de desenvolvimento lúdico e com atividades de estímulo cognitivo.

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, o fator mais importante para garantir o bom desenvolvimento e convívio social da criança com síndrome de Down é o ambiente familiar, pais atentos e bem informados, capazes de intervir desde cedo nos processos de aprendizagem, nas práticas vocacionais, servindo-se da colaboração de profissionais especializados quando necessário.

“O empenho individual dos pais, professores e terapeutas pode produzir resultados positivos surpreendentes”, disse o presidente, destacando a campanha criada por ele nas redes sociais, de combate ao preconceito, que virou um verdadeiro viral na internet com mais de 10 milhões de visualizações, um milhão e 200 mil curtidas, cerca de 30 mil compartilhamentos e 10 mil comentários.

O presidente disse ainda, que os cuidados com as crianças com Down não são radicalmente diferentes daqueles que são prestados às crianças sem a síndrome. “É o mesmo carinhoso processo de ajudar a crescer, estimular a independência, acompanhar o aprendizado, cuidar do viver diário com carinho e amor, de forma natural e espontânea, aceitando e respeitando as limitações individuais”, acrescentou.

O Sesc realizou uma programação especial com feira de ciências, brinquedoteca, biblioteca, jogos, campanha de higiene bucal, palestra, brincadeiras populares, esquete teatral, recreação aquática, oficina de judô, camarim fashion, oficinas de arte e foto lembrança.

image_pdfimage_print