Natal Iluminado estimula a economia popular com ganhos para ambulantes


Publicado em : 11/12/2019 | por Marcio Rocha | Agência Comércio | Atualizado em: 11/12/2019


Que o Natal Iluminado, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é um grande sucesso de público, levando mais de cinco mil pessoas por noite às praças iluminadas pelo projeto paisagístico da decoração especial natalina do Centro de Aracaju, não é mais novidade. Mas não é somente o visitante das praças que estão ganhando com isso. Enquanto o público se diverte com as atrações disponibilizadas pela praça, como o carrossel, os brinquedos para as crianças e as apresentações artísticas e culturais, uma outra parcela de pessoas está aproveitando o ambiente para trabalhar e fazer um dinheiro extra para o período final do ano.

Diversos vendedores ambulantes e donos de estabelecimentos da região estão movimentando seus negócios, vendendo seus produtos para os visitantes da praça, são pipoqueiros, vendedores de bebidas, brinquedos, artistas de rua, fotógrafos, entre outros tantos que aproveitam a visitação da praça para aumentar suas vendas. É o caso do vendedor de cocos Edson Silva, que tem um emprego fixo no comércio e está incrementando sua renda pessoal durante os dias em que a praça está brilhando. Segundo ele, em três dias vendendo coco, conseguiu fazer um salário a mais para investir nas compras de final de ano que irá fazer no comércio local.

“Eu trabalho e tenho uma renda mensal de pouco mais de 1.500 reais, mas encontrei uma boa oportunidade de ganhar dinheiro aqui no Natal Iluminado, vendendo coco. E isso está dando certo. Em três dias, consegui fazer um salário só vendendo coco para as pessoas que estão vindo aqui. Tem muito turista, no domingo mesmo, chegaram vários ônibus com turistas que estavam tomando água de coco que eu vendi. Esse evento que o Laércio Oliveira promove com a Fecomércio está sendo muito bom pra mim e só tenho a agradecer por dar essa oportunidade de conseguir um dinheiro a mais para o final do ano. Com fé em Deus e com a ajuda das vendas daqui, vou comprar minha geladeira nova, que há quatro anos eu tô querendo. Acho que vou vender muito mais, pois todos os dias a praça está cheia de gente para visitar as luzes e comprar coco comigo”, afirmou o vendedor.

Para presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado Laércio Oliveira, o Natal Iluminado está superando as expectativas de público e de criação de oportunidades, visto que as pessoas encontraram oportunidades de conquista de renda através do projeto.

“A iniciativa do Natal Iluminado resplandece ainda mais na vida das pessoas, que pensamos. Demos um cartão postal especial de natal para o povo de Aracaju e está sendo um grande sucesso, mais importante ainda é ver como as pessoas estão encontrando oportunidades para ganhar dinheiro. São vários ambulantes e pequenos comerciantes vendendo seus produtos para as pessoas e incrementando seu orçamento com ganhos em um mês, similares ao ano todo. Isso é mais um motivo de felicidade, pois a economia também se movimenta com essas pessoas que vem vender no Natal Iluminado, dando para si e suas famílias a oportunidade de um final de ano melhor”, comemorou Laércio.

As vendas também estão boas para a pipoqueira Vicência Ferreira, que trabalha na atividade há 13 anos. De acordo com ela, são vendidos mais de 300 saquinhos de pipoca por noite.

“O Natal Iluminado tá sendo uma bênção na minha vida. As vendas começam a aumentar assim que a programação musical começa na praça, e só vão parar quando eu vou embora. Estou saindo daqui todo dia à meia-noite, porque quero, pois se ficar, tem gente pra vender. Nos dias normais, vendo entre 80 e 100 saquinhos de pipoca. Aqui, no dia mais fraco vendo pelo menos 300 saquinhos. Isso tá sendo uma verdadeira bênção de Deus. A praça das luzes tá sendo muito importante para mim. Saber que isso é promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac é muito bom, pois o Senac faz parte da minha vida há vários anos e agora me dá essa oportunidade de trabalhar mais vendendo minhas pipocas para o povo. Estou muito feliz com isso, pois em poucos dias, vendi mais que em um mês inteiro. Desde a sexta que acenderam as luzes que minhas vendas estão crescendo. Muito obrigada a Laércio Oliveira por ter essa ideia e por todos que ajudam a realizar essa festa que deixa todo mundo feliz”, comentou Vicência.

O comércio de brinquedos também tem sido constante na praça durante as noites, balões, brinquedos com luzes que ajudam a decorar ainda mais a praça nas mãos das crianças, pelúcias, entre outros. O vendedor de brinquedos Carlos Augusto disse que o Natal Iluminado o encorajou a vender na praça, devido à presença do público no ambiente das praças.

“Eu estava precisando fazer um dinheiro extra para o final desse ano e vi na praça a oportunidade de conseguir essa renda a mais para poder comprar presentes para meus filhos e ter um natal mais feliz com dinheiro no bolso. Estou vendendo bastante, pois as crianças adoram os brinquedos com luzes e isso também deixa a festa mais bonita. A ação da Fecomércio em transformar essa praça nos lembra os bons tempos em que os natais eram das famílias. A Fecomércio está de parabéns por nos dar esse espetáculo que ajuda as pessoas a trabalhar”, agradeceu.

 

image_pdfimage_print
Tags: , , , , ,
Autor : Marcio Rocha | Agência Comércio
Categorias : Destaques