Fecomércio inicia Ciclos de Diálogos Empresariais

Com a presença do chefe do Departamento Regional Nordeste do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Ferraz Guimarães, foi iniciada a série “Ciclo de Diálogos Empresariais”, promovida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), nesta semana, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese).

DialogosEmpresariais001O evento, promovido pela Fecomércio, congregou as entidades empresariais, levando vários empresários para participar da palestra e dos debates envolvendo os empreendedores sergipanos, foi marcado pela apresentação de dados do BNDES feita por Guimarães e os empresários tomaram conhecimento das oportunidades oferecidas pelo banco em Sergipe, para as micro, pequenas e médias empresas. Segundo Ferraz, Sergipe movimentou R$ 3.413 bilhões nos últimos sete anos. Em 2014, Sergipe recebeu investimentos de 407 milhões de reais por parte do banco de fomento aos empreendedores.

Paulo Guimarães considerou a iniciativa da Fecomércio, uma ação importante para o fortalecimento do empreendedorismo e da cadeia produtiva, neste momento em que uma crise ameaça o mercado local. Paulo agradeceu o convite do presidente Laércio Oliveira, para sua participação e valorizou a ação da federação como geradora de oportunidade de novos negócios e crescimento da economia local.

“Essa ação da Fecomércio é muito importante para fazer chegar ao empreendedor, a oportunidade de captar recursos. Promover o acesso ao crédito para o empresário desenvolver o seu negócio é fundamental para enfrentar a crise que procura se instalar no Brasil”, disse Guimarães.

As operações envolvendo o cartão BNDES foram apresentadas pelo chefe do Departamento Regional Nordeste, com o indicativo de que a opção pelo crédito via cartão para os empresários somam 70% das operações de fomento à economia do banco. Ferraz Guimarães destacou que 96% das operações contratadas pelo banco são realizadas com micro, pequenas e médias empresas.

As taxas de juros do banco, que giram em torno de 1% ao mês, com prazos de até 42 meses para pagamento foi mostrada pelo representante do BNDES como a melhor alternativa para os empresários sergipanos adquirirem recursos com o objetivo de realizarem a ampliação da capacidade de atendimento dos empreendimentos. O total de contratações realizadas por empresários sergipanos e 2014, de acordo com Ferraz, foi de 4.325, com injeção de recursos totais no volume de 223 milhões e 700 mil reais. Ferraz lembrou da importância da Fecomércio em ajudar aos empreendedores a captar mais oportunidades de levantamento de receita para ampliar seus trabalhos no estado e cobrir todos os municípios sergipanos. Atualmente 64 cidades foram atendidas pelo banco.

“A Fecomércio é fundamental, como entidade de classe para ajudar os empresários sergipanos e tem feito um brilhante papel. Certamente, teremos mais ações incisivas da Fecomércio, para podermos atingir 100% do estado de Sergipe com operações contratadas com o BNDES”, valorizou.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, disse que o momento é de concentrar esforços para enfrentar a desigualdade comercial e empresarial em Sergipe. Para ele, é necessário interiorizar e fortalecer o comércio sergipano com as chances apresentadas para fortalecer a cadeia produtiva no estado.

“Os empresários tem que se manter cada vez mais unidos para poder superar as adversidades e fazer com que Sergipe cresça economicamente. Nosso dever é transformar o estado em uma região heterogênea em sua estrutura econômica. Assim ganhará o empresário, o consumidor e o estado em si com o crescimento dos negócios, que geram emprego e renda para a população sergipana. No momento da crise é importante que se enxergue a oportunidade para crescer. O Ciclo de Diálogos Empresariais tem essa finalidade, buscar a união das classes empresariais para fortalecer o negócio e a estrutura social”, avaliou Laércio Oliveira.