Construção do Planejamento Estratégico dos sindicatos ligados a Fecomércio


Publicado em : 01/10/2013 | por Carlos Fiel | Agência Comércio | Atualizado em: 02/02/2016


Promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizou-se nos dias 27 e 28 de setembro, em Aracaju, a construção do Planejamento Estratégico dos sindicatos patronais filiados à Federação do Comércio de Sergipe. Com a duração de 16h, a oficina representou um passo importante para essas entidades, por poder determinar em que patamar elas vão querer chegar, em curto, médio e longo prazo.

 De acordo com o assessor do Departamento Planejamento da CNC, Leonardo Souza Carauta da Fonseca, o trabalho realizado para construção desse documento foi desenvolvido de forma muito ativa e a partir da sua formalização, ele norteará as atividades diárias dos sindicatos, na elaboração de novos projetos e de novos produtos. “Essa ferramenta é para ser utilizada no dia-a-dia da diretoria e nas discussões do sindicato, porque ela é bastante útil”, disse.

 Por ser uma entidade indutora, a Federação do Comércio de Sergipe (Fecomércio) foi a responsável pela realização dos convites aos sindicatos, para que estes participassem da construção do seu Planejamento Estratégico.  “O passo importante para realização desse trabalho foi dado pela própria Fecomércio, por construir primeiro o seu planejamento, para depois movimentar os sindicatos a lhe acompanharem. Esse também é um papel importantíssimo”, afirmou Leonardo Fonseca.

 Segundo o assessor da CNC, pelo Brasil afora existem muitas variações de Planejamento Estratégico. “Existem entidades que têm o seu planejamento, mas não utilizam, outras que utilizam bem e ainda aquelas cujo documento está em fase de revisão. A Fecomércio de Sergipe está vivendo um momento muito importante com essa oportunidade dada aos sindicatos, que deverá estar concluída em novembro. Acredito que nos próximos cinco, seis anos, a federação vai ter junto aos sindicatos, uma boa ferramenta para poder conduzir os trabalhos de fortalecimento do setor terciário em Sergipe”, garantiu Leonardo.

image_pdfimage_print
Tags: , , , ,
Autor : Carlos Fiel | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Eventos, Notícias, Segs