Comerciantes debatem sobre feriados na Copa

Empresários sergipanos da área do comércio estão apreensivos, com relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais no mês de junho, durante o período da Copa do Mundo de Futebol, principalmente nos dias de jogos do Brasil. Durante a primeira fase dos jogos, a Seleção Brasileira fará três apresentações, que acontecerão no fim de tarde, sendo dois às 17h, dias 12 e 23 de junho e o outro às 16 horas, no dia 17.

De acordo com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Abel Gomes da Rocha Filho, o volume de vendas do comércio agora em maio, no período que antecedeu o Dia das Mães não foi satisfatório e a grande esperança dos lojistas, é que elas aqueçam durante o mês de junho, em função dos festejos juninos. “A nossa grande preocupação é que os governos municipais e estadual não decretem ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil”, afirmou.

Em Salvador, onde foi decretado ponto facultativo nos dias 19 e 23 de junho, autoridades reuniram-se em audiência pública no último dia 12 de maio para discutir os prováveis feriados da Copa do Mundo. “A Copa deve movimentar o trade turístico, mas sem comprometer demais atividades econômicas, por conta da grande quantidade de feriados. Já existe um posicionamento do prefeito em não decretar feriados aqui em Salvador.”, disse o vereador Tiago Correia.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Câmara Municipal de Salvador estima um prejuízo de R$ 40 bilhões para todo o Brasil, caso sejam decretados feriados durante os jogos da Copa do Mundo. Segundo pesquisas realizadas em 2013, o comerciante baiano deixou de faturar cerca de 130 milhões de reais durante a Copa das Confederações, em apenas um dia de feriado.

Precisamos sentar e estudar uma forma para não esvaziar ainda mais o comércio por conta dos jogos. Temos que encontrar uma maneira que contemple a todos sem prejudicar ninguém. Esperamos que o Poder Público não transforme os dias de jogos da nossa seleção em feriados desnecessários”. A declaração é do presidente da Fecomércio, apresentando como sugestão, que nos dias de jogos da Seleção Brasileira, os empresários fechem suas lojas uma hora antes da partida. “Com a liberação dos funcionários uma hora antes do início do jogo, todo mundo tem condições de chegar em casa ou em qualquer lugar que queira, para assistir a partida”, afirmou Abel Gomes.