Cidadania na Piabeta

Sesc comemora dez anos do Projeto Ação Cidadã

O Sesc de Sergipe comemorou no dia 09 de novembro, na comunidade Jardim Vila Piabeta, no município de Nossa Senhora do Socorro, os 10 anos de realização do Projeto Ação Cidadã, reunindo cerca de 800 pessoas. O evento teve início às 9h, com a participação do presidente do Sistema Fecomércio – Sesc/Senac, Abel Gomes da Rocha Filho, que se fez acompanhar da diretora regional da instituição, Excelsa Machado e assessores.
Na abertura oficial do evento, a Orquestra de Cordas Vale do Cotinguiba, formada por jovens do município e patrocinada pelo Sesc desde a sua criação, fez uma apresentação especial sob a regência do maestro Íon Bressan. No repertório, foram apresentados clássicos do cinema, música popular brasileira e obras dos grandes mestres da música erudita.
Segundo a coordenadora do projeto, Edilma Novais, o seu principal objetivo é facilitar o acesso de pessoas a serviços e informações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população atendida, através de ações nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura e lazer, segmentos que norteiam o trabalho da instituição junto aos comerciários e comunidade em geral, nas unidades operacionais do Sesc e espaços públicos.
A programação desenvolvida só pôde ser realizada, graças às parcerias formadas com os órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Nessa edição, as atividades aconteceram simultaneamente na quadra esportiva da Piabeta, onde foram montados estandes informativos e de atendimento, a exemplo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Avosos, Senac, Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, Defensoria Pública da União, Superintendência do Trabalho e Emprego, SMTT, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Meio Ambiente e Cidadania, Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, Corpo de Bombeiros, INSS, Hemose, Instituto de Identificação do Estado de Sergipe, ONG Canto Vivo, Instituto Mamíferos Aquáticos, Projeto Villa Zoo, Casa do Artesão, Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) e Paróquia Nossa senhora Monte Serrat.
Durante todo o dia, os moradores da Piabeta e região circunvizinha participaram da extensa programação que envolveu diversas atividades de cunho socioeducativo e de saúde. O lazer também esteve presente com o espaço Brincando com Arte, voltado para crianças de todas as faixas etárias. Jogos recreativos, brincadeiras populares, oficinas de arte, teatro e o Bibliosesc – biblioteca móvel de incentivo à leitura fizeram a festa da garotada, enquanto os pais eram atendidos nos estandes.
Mais uma vez, o Sesc marcou presença na comunidade, levando uma programação variada de resgate à cultura popular e orientação social através de ações educativas e transformadoras, que beneficiam os trabalhadores do comércio e familiares residentes em localidades mais distantes dos centros urbanos.

Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília
Foto: Maria Odília