Sistema Fecomércio e Arquidiocese de Aracaju firmam parceria


Publicado em : 15/01/2015 | por Marcio Rocha | Agência Comércio | Atualizado em: 02/02/2016


O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e a Arquidiocese de Aracaju assinaram hoje, dia 15/01, um termo de compromisso que tem por finalidade desenvolver o projeto social “Caravana da Esperança”, a fim de atender crianças e adolescentes carentes que estão cursando do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Através do desenvolvimento de atividades nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura e lazer, o projeto contribui para melhoria da qualidade de vida e para a transformação social dos participantes. O documento foi assinado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por seu presidente, Laércio Oliveira e pela Arquidiocese de Aracaju, por Dom José Palmeira Lessa.

 O projeto, que já está no seu sexto ano de atividade, contempla atividade de orientação pedagógica com os alunos, a partir das tarefas trazidas da escola, orientadas pelas pedagogas e estagiárias. Além disso, são desenvolvidas outras atividades, a exemplo da musicalização, aulas de flauta, recreação a partir de brincadeiras e jogos que resgatem as raízes dos jogos populares, desenvolvimento de oficinas sobre temas pertinentes à comunidade e que valorizem a participação e atividade criativa das crianças e adolescentes do projeto, utilizando a ludicidade como principal recurso metodológico.

 Segundo a diretora regional do Sesc, Excelsa Machado, durante o ano de 2014 o projeto atuou em nove paróquias da Arquidiocese de Aracaju, beneficiando cerca de 880 crianças. “A meta que pretendemos alcançar em 2015, com a formação dessa parceria com a Arquidiocese, é podermos beneficiar cerca de 1.200 crianças. Assim, o Sesc estará oferecendo educação e qualidade de vida a baixo custo, ampliando o acesso da população de menor renda à educação formal, cultura e lazer de qualidade”, disse. Durante o evento, houve uma apresentação musical da Camerata da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do povoado Mosqueiro, integrada por crianças do projeto e dirigida pelo professor Cláudio Lima, que interpretou a música “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos.

Em rápido pronunciamento feito na oportunidade, Dom José Palmeira Lessa, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Sistema Comércio em todo o País e principalmente em Aracaju. “Esse convênio proporciona as crianças, um aprendizado de vida importante, desenvolvendo os talentos. Por trás disso, existe um alicerce importante que leva a cuidar da pessoa humana, sobretudo dos adolescentes e das crianças. A gente vê que existe uma sensação de esforços dentro da sociedade, onde não se olha religião, cor, etc. É a pessoa na sua dignidade, que está sendo tratada para um futuro melhor, de esperança, de cidadania, um futuro afinal de contas, onde os talentos sejam colocados a serviço de todos”, enfatizou.

Convenio_Arquidiocese_0133-AlexFrancaConvenio_Arquidiocese_0135-AlexFranca

Convenio_Arquidiocese_0064-AlexFranca Convenio_Arquidiocese_0069-AlexFranca

Convenio_Arquidiocese_0099-AlexFranca Convenio_Arquidiocese_0147-AlexFranca

Encerrando a solenidade, Laércio Oliveira, disse que as entidades que compõem o Sistema Comércio têm dado grande contribuição a sociedade, principalmente nas áreas de educação, saúde e serviços. Ao se referir à importância da parceria firmada com a Arquidiocese de Aracaju, ele disse que o Projeto Caravana da Esperança continuará levando o bem-estar aos alunos através das diretrizes definidas, objetivando chegar as suas finalidades. “Esse projeto consegue alcançar a criança e o aluno exatamente no contra turno da escola, acabando e afastando de todas as formas a vulnerabilidade existente nas comunidades, nos bairros e nos municípios. O Caravana da Esperança oferta uma série de atividades a fim de manter essas crianças inseridas dentro do contexto e dos princípios da educação e da religiosidade, independente de que religião seja”, pontuou.

image_pdfimage_print
Tags: , , , , , , ,
Autor : Marcio Rocha | Agência Comércio
Categorias : Destaques, Notícias